A Federação Bahiana de Futebol (FBF) lançou oficialmente, neste sábado (26/07), o Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025, considerada a maior competição de seleções amadoras do mundo. O evento contou com a presença de dirigentes de ligas, autoridades, imprensa e convidados, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), da Polícia Militar.
Na abertura, o presidente da FBF, Ricardo Lima, agradeceu o empenho dos dirigentes municipais e prestou homenagem a Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da entidade e atual nome do campeonato. “Só tenho a agradecer a vocês, presidentes de ligas, que tanto contribuem para o futebol baiano. E ao nosso eterno presidente Ednaldo Rodrigues, que merece todas as homenagens. Nós somos uma família”, declarou.
Ednaldo também discursou e falou sobre a homenagem recebida: “Como o presidente Ricardo disse, nós somos uma família. É uma honra receber essa homenagem. O Intermunicipal é um sucesso e ter meu nome no campeonato é muito gratificante”, disse.
Durante o evento, o vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, e demais representantes da federação ressaltaram o papel do Intermunicipal como principal ativo do futebol de base no estado.
Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025
Ao todo, 54 seleções estão confirmadas para a edição de 2025:Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Anguera, Barreiras, Barrocas, Biritinga, Brumado, Buerarema, Caatiba, Cabaceiras de Paraguaçu, Cachoeira, Camamu, Capim Grosso, Castro Alves, Coarací, Crisópolis, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Itiruçu, Lagoa Real, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Nova Canaã, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pojuca, Prado, Rio Real, Santa Bárbara, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Félix, Saubara, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Terra Nova, Tucano, Uruçuca, Valente e Vera Cruz.
O formato de disputa é o seguinte: Vão ser disputados 258 jogos, divididos em 19 rodadas sempre aos domingos. O regulamento prevê fase inicial em grupos, seguida por etapas eliminatórias de ida e volta até a grande final, prevista para 7 de dezembro.
Na 1ª fase, elas jogarão entre si, dentro de cada grupo, no sistema de ida e volta. Avançarão para a 2ª fase as três primeiras colocadas dos grupos de quatro seleções e as duas primeiras colocadas dos grupos de três seleções.
Na 2ª fase, as 40 seleções que obtiveram classificação na 1ª fase serão divididas em grupos de duas cada. Elas jogarão entre si, dentro dos respectivos grupos, no sistema de ida e volta.
As 20 classificadas se juntarão às 12 seleções desclassificadas que tiverem as melhores campanhas no somatório das 1ª e 2ª fases, garantindo um total de 32 seleções na 3ª fase.
A estreia da competição está marcada para o dia 3 de agosto, entre Castro Alves (campeã de 2024) e Vera Cruz.