O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu à tradicional missa em comemoração ao aniversário de Itabuna, realizada na manhã desta segunda-feira (28), data que marca os 115 anos de emancipação política do município. A ausência do petista foi notada especialmente por se tratar de uma cidade onde ele foi derrotado nas eleições de 2022 nos dois turnos pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). No segundo turno, a diferença foi ainda mais expressiva: 61,16% a 38,84%.
Sem a presença do governador, os holofotes do evento se voltaram para o atual prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e ACM Neto (União), que protagonizaram um momento de cordialidade nas primeiras fileiras da igreja. Velhos amigos, os dois se cumprimentaram em clima amistoso, demonstrando respeito mútuo. A primeira-dama Andrea Castro, que é pré-candidata a deputada e tem forte ligação com a classe produtiva, também esteve presente.
O gesto chamou atenção por conta da trajetória política de Augusto Castro, que foi filiado ao PSDB e integrou o grupo político de ACM Neto por muitos anos, antes de migrar para o PSD, legenda de centro-direita e hoje aliada ao governo estadual. O reencontro entre os dois reforçou a relação antiga e o histórico de parceria política que já dividiram em diversas eleições.