Um homem de 39 anos foi preso no último sábado (26), suspeito de aplicar o chamado “golpe do amor” — também conhecido como estelionato sentimental — em pelo menos 13 mulheres nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte.
Identificado como Moisés Levi Gouveia de Araújo, ele foi localizado em Boituva (SP), após uma das vítimas, moradora de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, denunciar o caso à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Segundo a Polícia Civil, o suspeito usava perfis falsos nas redes sociais para se aproximar de mulheres emocionalmente fragilizadas. Ele simulava envolvimento afetivo, com promessas de casamento e sociedade em negócios, e convencia as vítimas a transferirem dinheiro via PIX ou a usarem cartões de crédito para supostos investimentos. Em seguida, desaparecia.
No caso da servidora pública de Feira de Santana, o homem chegou a se hospedar na casa dela antes de sumir com os valores.
Ainda de acordo com a investigação, Moisés já responde a pelo menos 10 inquéritos por crimes semelhantes. Só em Aracaju (SE), há sete boletins de ocorrência registrados contra ele, com prejuízo superior a R$ 200 mil. Entre os crimes atribuídos ao suspeito estão:
Golpe de R$ 130 mil com coação e extorsão;
Promessas de emprego fictício no setor farmacêutico;
Uso da fé para enganar mulheres evangélicas;
Manipulação psicológica e uso de diversas contas bancárias.
A delegada Lorena Almeida, titular da Deam de Feira, afirmou que o investigado também aplicava outros tipos de estelionato, como a venda de cursos falsos e promessas de vagas de emprego mediante pagamentos antecipados.
A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Deam de Feira de Santana, a 1ª Coorpin e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (FICCO/SP). Moisés está custodiado e à disposição da Justiça.