O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece com ampla vantagem na disputa pelo governo da Bahia, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (31/07). No cenário estimulado, ele registra 53,5% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), com 28,1%.
A pesquisa, realizada entre os dias 25 e 29 de julho, ouviu 1.620 eleitores em 66 municípios baianos e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No mesmo cenário, João Roma (PL) aparece com 6,1% e Kléber Rosa (PSOL) com 1,3%. Outros 6,4% dos entrevistados disseram que votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4,6% não souberam ou não opinaram.
SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo, o ex-prefeito soteropolitano manteria a dianteira, com 59,4% contra 30,8% do atual governador.
AVALIAÇÃO DE JERÔNIMO
A administração estadual de Jerônimo Rodrigues é desaprovada por 51,6% dos baianos. A aprovação do petista está em 44,9%, número que caiu em relação a março, quando era de 47,4%. Já a avaliação pessoal mostra que 32,3% consideram seu governo “péssimo” e apenas 10,8% avaliam como “ótimo”.
DISPUTA NO SENADO
A corrida pelas duas vagas ao Senado também foi avaliada. Rui Costa (PT) lidera com 44,5%, seguido por Jaques Wagner (PT), com 34,4%. João Roma aparece com 23,8%, Angelo Coronel com 13,4%, Márcio Marinho com 7%, Adolfo Viana com 6%, Marcelo Nilo com 4,8% e Zé Cocá com 4,6%.
METODOLOGIA
A amostra foi estratificada por gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico, com entrevistas presenciais e checagem de 20% dos questionários. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.