A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu duas proposições do deputado estadual Leandro de Jesus (PL) que tem a ver com os últimos embates envolvendo Brasil e Estados Unidos. O parlamentar, vice-líder da oposição na Casa, apresentou uma moção de aplausos ao presidente dos EUA, Donald Trump, e um projeto de concessão da Comenda 2 de Julho ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A moção de aplausos foi motivada pela decisão de Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A medida americana prevê sanções econômicas, como bloqueio de bens e contas nos EUA, além de restrições de entrada no país, e foi justificada pelo governo americano como resposta a supostas violações de direitos e perseguição política no Brasil.
Já a Comenda 2 de Julho, considerada a maior honraria do Estado da Bahia, foi proposta para Eduardo Bolsonaro em reconhecimento à sua atuação internacional na defesa de “liberdades civis e direitos fundamentais”, segundo a justificativa apresentada por Leandro de Jesus. O texto ressalta que o deputado tem se posicionado contra medidas judiciais que, na visão do autor, restringem a liberdade de expressão e afetam opositores políticos do governo federal e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A Bahia precisa reconhecer quem luta pela liberdade e pelos direitos dos brasileiros. Donald Trump tomou uma atitude firme diante das arbitrariedades que têm ocorrido no país, e Eduardo Bolsonaro tem sido uma voz ativa na defesa do Estado de Direito. Essas homenagens são um símbolo de que não estamos calados diante das injustiças”, afirmou Leandro.