Durante uma série de operações realizadas na quarta-feira (30), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS) desarticulou atividades de caça ilegal e apreendeu armamentos e materiais utilizados na prática de pesca predatória no município de Belmonte, extremo sul da Bahia.
Por volta das 16h, após receber denúncias sobre ações de caça em uma área de mata no Projeto Camboatá, no distrito de Boca do Córrego, uma guarnição da CIPPA se deslocou até o local. Durante as rondas, policiais visualizaram indivíduos em atitude suspeita que, ao notarem a presença da viatura, fugiram pela vegetação e não foram alcançados. No local, foi localizado um acampamento improvisado utilizado para a prática ilegal.
Durante a varredura, foram apreendidos uma espingarda artesanal do tipo soca, dois trabucos, além de dois recipientes contendo munições, pólvora e espoletas. O acampamento foi desmontado e destruído conforme a legislação ambiental, e todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Porto Seguro.
Já por volta das 17h, durante o retorno da guarnição pela zona rural do povoado de Santa Maria Eterna, nas proximidades da Lagoa do Jacaré, um homem foi avistado em atitude suspeita. Ele abandonou os objetos que carregava e fugiu ao perceber a aproximação da viatura. Na averiguação do material deixado, foram encontrados uma espingarda calibre .36, três redes de pesca, configurando pesca predatória,e 15 cartuchos, sendo cinco deflagrados e dez ainda carregados.