O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (1º) o desbloqueio das redes sociais do jornalista Rodrigo Constantino, colunista da Gazeta do Povo. A decisão foi tomada dois dias após os Estados Unidos incluírem Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, norma que pune estrangeiros considerados violadores de direitos humanos.
A informação foi divulgada pelo advogado de Constantino, Emerson Grigollette, em publicação feita no perfil oficial do escritório na rede social X. Segundo ele, a ordem abrange a liberação de todos os perfis do jornalista nas plataformas X (antigo Twitter), Instagram, TikTok, Facebook, GETTR, Patreon e YouTube, os quais estavam bloqueados para usuários brasileiros.
“O escritório está acompanhando o cumprimento de referida ordem pelas respectivas plataformas”, escreveu Grigollette. Até o momento, no entanto, a conta de Constantino na rede X ainda não está acessível para internautas no Brasil.
Na mesma publicação, o advogado celebrou a decisão e saudou seu cliente: “Seja bem-vindo de volta, meu caro! Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por justiça!”.
A medida representa uma reviravolta no contexto recente de embates entre o Judiciário brasileiro e vozes críticas ao STF, especialmente após as sanções internacionais impostas ao ministro Moraes.