O influenciador digital baiano Vinícius Oliveira Santos, conhecido como Boca de 09, de 17 anos, está sendo acusado de intolerância religiosa por internautas após proferir comentários considerados preconceituosos contra uma mulher candomblecista durante uma live nas redes sociais. O episódio aconteceu na noite de segunda-feira (4), em São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo.
Durante a transmissão ao vivo, Boca de 09 se passava por motorista de aplicativo, apesar de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ser menor de idade. Ele dirigia um veículo com o qual buscou uma passageira que, segundo ele, havia saído de um terreiro de candomblé. Visivelmente incomodado com a situação, o influenciador fez comentários pejorativos ao se referir à mulher: “Graças a Deus, Jesus. Deus me livre, ia pesar o carro todo. Vim buscar a mulher no candomblé”, afirmou.
A atitude gerou revolta nas redes sociais. Internautas denunciaram a fala como intolerância religiosa e criticaram o comportamento do jovem. “O moleque não tem nem idade para estar dirigindo, pondo a vida dos outros em risco, e ainda falando da religião”, disse um seguidor. Outro comentou: “Baiano preconceituoso”.
Durante a mesma live, o influenciador também foi abordado por agentes da Guarda Civil Municipal, mas mesmo sem habilitação e sendo menor de idade, foi liberado após uma breve conversa com os guardas. Após a repercussão negativa, Boca de 09 se manifestou em outra transmissão ao vivo. No vídeo, ele negou as acusações de intolerância religiosa e afirmou que foi vítima de racismo por parte de alguns internautas.