João Gustavo Bento Sampaio, de 26 anos, acusado de feminicídio, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver da ex-namorada Reisiele Costa Novais, de 18 anos, foi preso nesta quinta-feira (7) em Hortolândia, no interior de São Paulo, após mais de dois anos foragido.
O crime aconteceu em janeiro de 2023, em Porto Seguro, e chocou a população pela brutalidade. O mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal de Porto Seguro, foi cumprido em uma operação conjunta das Polícias Civis da Bahia e de São Paulo, dentro das ações da Operação Shamar.
Desde a época do crime, o autor havia fugido para São Paulo, onde passou a viver usando documentos falsos e mantendo uma rotina aparentemente normal. As investigações da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Porto Seguro, com o apoio do Núcleo de Inteligência da 23ª COORPIN de Eunápolis, permitiram localizar o suspeito.
A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Hortolândia, que monitoraram o acusado antes da captura. Reisiele foi inicialmente vítima de tortura e jogada em um buraco de cerca de três metros de profundidade, em uma área rural entre Pindorama e Santa Cruz Cabrália.
Sobreviveu ao ataque, foi resgatada e hospitalizada. Contudo, 18 dias após receber alta médica, voltou a ser atacada por João Gustavo, que a levou ao mesmo local, onde foi encontrada morta, com sinais de tortura, mãos e pés amarrados e diversas lesões pelo corpo.