Uma operação especial da Neoenergia Coelba em Feira de Santana, realizada no último mês, resultou na apreensão de fraudes em uma academia de alto padrão e três frigoríficos da cidade. Juntos, esses estabelecimentos desviaram cerca de 500 mil quilowatts/hora, energia suficiente para abastecer cerca de 10 mil residências por 15 dias.
O trabalho da distribuidora teve como foco coibir ligações clandestinas feitas por pessoas não qualificadas, que além de oferecerem riscos à população, promovem o comércio desleal, prejudicando consumidores que pagam corretamente a conta.
Segundo Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, as empresas flagradas foram obrigadas a pagar o valor do consumo não registrado, acrescido de multa e juros. “Os responsáveis também podem responder a inquéritos policiais. A mensagem é clara: furtar energia não compensa”, afirmou.
Além de ser crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode chegar a oito anos de prisão, o furto de energia compromete a qualidade do fornecimento, sobrecarregando as redes e podendo causar apagões em bairros e até cidades inteiras.
A Neoenergia reforça o pedido para que a população denuncie qualquer suspeita de fraude de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site www.neoenergia.com/bahia. A colaboração é fundamental para garantir energia segura e justa para todos.