O apresentador Fausto Silva, 75 anos, permanece internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio, por causa de uma infecção bacteriana grave que evoluiu para sepse. Ele está entubado, na UTI, sob ventilação mecânica e cuidados intensivos.
Segundo o cardiologista Elisiário Júnior, que comentou o caso no podcast Ielcast, Faustão não tem condições de respirar sem auxílio de aparelhos, recebe medicamentos para manter a pressão arterial e faz uso de antibióticos potentes. “As chances do Faustão são mínimas”, disse o médico, ao destacar a gravidade da infecção e a resistência bacteriana.
Nos últimos dias, o apresentador passou por duas cirurgias de alta complexidade. Em 6 de agosto, recebeu um transplante de fígado, seguido de um retransplante renal no dia 7. Ambos os órgãos vieram de um mesmo doador, um familiar, o que dispensou a inclusão na fila nacional de transplantes.
Esses procedimentos se somam a outros dois transplantes recentes: um cardíaco, realizado em agosto de 2023, e um renal, em fevereiro de 2024, que apresentou rejeição e exigiu hemodiálise. O histórico cirúrgico, somado à gravidade do quadro atual, torna a recuperação ainda mais delicada.