Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Mesmo com veto da Justiça, peça que traz Jesus como travesti é exibida em Salvador

Vetado pela Justiça, o espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que traz Jesus como uma travesti, foi exibido em Salvador mesmo com a decisão desfavorável. De acordo com os organizadores, a encenação foi vetada no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador e não no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória, para onde foi transferida. A apresentação fez parte da programação da 10ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), que ocupa diversos espaços culturais da cidade.
Veja também: Jesus Cristo como travesti: “eles não podem querer colocar uma mordaça gay em nosso país”, diz deputado sobre espetáculo em Salvador
A organização do evento informou que houve uma “tentativa de censura”, mas que, como a decisão judicial, que atendeu a uma ação movida contra a Fundação Gregório de Mattos, responsável pelo Espaço Cultural Barroquinha, não citava o FIAC e nem a produção do espetáculo, decidiu transferir a apresentação para o Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória. Além disso, a organização da peça informou que a decisão da Justiça vetava a apresentação do espetáculo apenas nos espaços da Fundação Gregório de Mattos, o que não é o caso do ICBA.
A produção informou que a transferência do local de realização do espetáculo foi realizada em tempo e a peça foi encenada no ICBA pouco depois das 21h. O público que tinha comprado ingressos para ver a apresentação no Espaço Cultural Barroquinha, marcado para as 18h, se dirigiu para o ICBA para ver a encenação. As entradas custaram R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira). Antes da apresentação, ainda conforme a organização do evento, um advogado do FIAC explicou ao público o que tinha acontecido e porque decidiram mudar o local da apresentação.
Veto
A decisão de barrar a apresentação no Espaço Cultural Barroquinha foi do juiz Paulo Albiani Alves, da 12ª Vara Cível. Na liminar, Albiani aponta que o grupo que entrou com o pedido de suspensão da peça alegou que o espetáculo é “extremamente ofensivo a moral da humanidade, que é em sua grande maioria crente no homem Jesus como filho de Deus”.
A decisão aponta que o espetáculo “expôs ao ridículo” símbolos como a cruz e o próprio homem e ainda diz que a peça “incitou crime de ódio e feriu a liberdade e a dignidade humana”.
Na quinta-feira (26), a peça foi apresentada no Espaço Cultural Barroquinha, também como parte da programação do Fiac Bahia. Na sexta, segundo a organização do evento, a decisão chegou ao conhecimento da produção às 17h, o que impossibilitou qualquer tentativa de reverter judicialmente a liminar assinada pelo juiz de primeira instância.
Em nota, a organização do Fiac Bahia disse que a peça sofreu uma tentativa de censura. Afirmou, ainda, que o juiz de primeira instância tomou a decisão “mesmo sem conhecer o espetáculo e baseado exclusivamente nas alegações dos proponentes da ação”.
“Para a equipe organizadora do FIAC Bahia, a ocorrência constitui-se uma censura explicita à liberdade de expressão, que tenta impedir a reflexão sobre temas importantes para toda a sociedade. É também uma afronta ao direto dos artistas de ocuparem espaços de visibilidade em nossa cidade, exercendo a liberdade de criar e se expressar a partir de narrativas múltiplas”, diz trecho da nota.
Na sexta, a Fundação Gregório de Matos informou que, juntamente com a produção do festival, já estava tomando as providências jurídicas cabíveis.
Com informações do G1]]>

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...