Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Sessão plural” homenageia presidente e juíza do TRE-BA

Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (9), a Câmara Municipal concedeu a Medalha Thomé de Souza à juíza Patrícia Cerqueira Kertman Szporer, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ainda no evento, realizado no Plenário Cosme de Farias, foi outorgado ao desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do TRE-BA, o Título de Cidadão da Cidade do Salvador.
sessao homenagens CMS2
As homenagens foram idealizadas, respectivamente, pelos vereadores Sidninho (Podemos) e Leo Prates (DEM), presidente da Casa, que destacou a importância do evento em uma “sessão histórica e plural” para o Legislativo Municipal. Conforme frisou Leo Prates, pela primeira vez a Câmara prestou homenagem dupla em única solenidade, motivada pela singularidade da ocasião, em que ambos homenageados comemoraram aniversário.
Os magistrados foram conduzidos ao plenário pelas vereadoras Lorena Brandão (PSC) e Ana Rita Tavares (PMB), e os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Kiki Bispo (PTB), Paulo Magalhães Jr. (PV) e Felipe Lucas (PMDB).
sessao homenagens CMS3
Ao discursar na tribuna, o vereador Sidninho enalteceu o profissionalismo, desempenho e dedicação às causas sociais da juíza Patrícia Kertman. “É um privilégio para mim conceder esta honraria e sinto-me honrado em lhe oferecer esta distinta Medalha, a primeira do meu mandato, a uma magistrada que trabalha com imparcialidade, celeridade e visão humana pelo fortalecimento de nossa democracia”, disse.
Das mãos do esposo, Maurício Kertman, e da mãe, Freida Kertman, a jurista recebeu a Medalha Thomé de Souza. Patrícia Kertman agradeceu a homenagem. “Receber uma honraria dessas da Mesa Diretora da Câmara Municipal é uma consagração que envaideceria qualquer cidadão”, disse, afirmando que a Medalha renova seu compromisso de trabalho em prol dos soteropolitanos.
“Filho desta terra”
“Indiscutivelmente o homenageado desta noite é alguém que fez e faz por merecer o reconhecimento oficial de filho desta terra pelos inestimáveis serviços prestados à nossa cidade”, discursou Leo Prates, ao justificar a entrega da cidadania soteropolitana a José Edivaldo Rocha Rotondano, que é natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá. Pouco depois recorreria ao filósofo grego Aristóteles para reiterar sua fala: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.
sessao homenagens CMS4
O homenageado formou-se em Direito em 1983, em Ilhéus. Na capital, especializou-se em Direito Civil, Processual Civil e Direito de Família, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 1984, ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, em 20 de abril de 2013. Foi empossado presidente do TRE-BA em março deste ano.
“Poucas honrarias da República brasileira podem equivaler à outorga do Título de Cidadão Soteropolitano. É que nesta cidade de Salvador edificou-se por primeiro a brasilidade, rincão de nossos valores e ideais”, declarou Rotondano, emocionado, após receber da sobrinha, Laina Rotondano, a oficialização da nova cidadania. Os convidados lotaram plenário e galerias.
Paternidade Responsável
Segundo destacou Leo Prates, é de autoria de José Rocha Rotondano a criação do Paternidade Responsável, considerado referência nacional um dos mais importantes projetos do MP-BA. A partir da iniciativa, atualmente, mais de 50 mil reconhecimentos espontâneos de paternidade são contabilizados na Bahia. “O Paternidade Responsável é fruto da determinação deste homem, inconformado com a existência de mais de 12 mil crianças em idade escolar sem o nome do pai”, exaltou o presidente da Casa.
Além de Salvador, o magistrado já recebeu títulos de cidadania nos municípios de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.
A mesa da sessão contou com as presenças do prefeito de Salvador, ACM Neto, do vice Bruno Reis; do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, representando o governador Rui Costa; o deputado estadual Luiz Augusto, presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA); a desembargadora Maria da Purificação da Silva; o procurador de Justiça, Geder Luiz Rocha Gomes; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Freddy Pitta Lima; além do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.]]>

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ele era suspeito de...

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade....

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do...

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais...

DE VOLTA: Gustavo Mioto e Ana Castela reatam relacionamento e se beijam no palco

Durante o show no Ribeirão Rodeo Music, em Ribeirão Preto, o cantor Gustavo Mioto estava acompanhado no palco por...

SAC suspende atendimento no Dia do Trabalhador

Os postos fixos da Rede SAC suspendem o atendimento nesta quarta-feira, dia 1º de Maio, feriado do Dia do...