Tesla apresenta novo Roadster que voa e usa tecnologia da SpaceX para realizar manobras radicais

A Tesla apresentou nesta quinta-feira (15/10) uma nova versão do Roadster, supercarro da empresa comandada por Elon Musk. O modelo chama atenção por prometer manobras incomuns, como flutuar e até ficar de ponta-cabeça, com o uso de tecnologias desenvolvidas pela SpaceX.

O veículo conta com 10 saídas de ar que, segundo a apresentação, ajudam a gerar impulso para realizar as manobras. O sistema utiliza tanques de ar comprimido, semelhantes aos recursos usados em foguetes para controlar seus movimentos.

Durante a demonstração, o carro também apareceu preso a uma parede, sem cair. Isso seria possível graças a um ventilador instalado na parte de baixo do veículo, que cria uma força de sucção para mantê-lo grudado à superfície.

Elon Musk explicou que o sistema não foi criado para permitir que uma pessoa dirija de cabeça para baixo, mas para aumentar a estabilidade do carro e melhorar o desempenho em manobras feitas em alta velocidade.

O novo Roadster mantém o visual simples e moderno característico dos veículos da Tesla, com poucos detalhes cromados ou coloridos. Por dentro, o modelo tem espaço para duas pessoas e um painel com acabamento de aparência uniforme.

A proposta coloca o Roadster entre os projetos mais ousados da marca, que aposta em recursos inspirados na tecnologia espacial para chamar atenção no mercado de carros esportivos

Veja mais