Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

OMS vai reconhecer vício em videogames como doença mental em 2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão da ONU responsável pela orientação mundial de políticas públicas de saúde, deve reconhecer o vício em videogames como uma doença mental no ano que vem. De acordo com a New Scientist, a inclusão virá como parte de uma revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID, ou ICD na sigla em inglês).
Essa será a primeira revisão do CID desde 1990. Segundo o site, os termos exatos que serão usados para definir o vício em games como doença ainda estão sendo decididos. A versão atual do texto, no entanto, inclui uma série de critérios que os médicos podem usar para determinar se os hábitos de videogame de uma pessoa se tornaram uma ameaça séria à sua saúde.
De acordo com o Newshub, esses critérios incluem a inabilidade da pessoa de controlar quanto tempo passa jogando e a atitude dela de dar prioridade aos jogos “de tal maneira que os jogos tomem precedência sobre outros interesses” da vida dela. Outro critério que os médicos deverão avaliar é se a pessoa ignora as consequências negativas que seus hábitos de jogo têm para sua vida.
Quando entrar para o CID, o vício em videogames deverá ficar na categoria “distúrbios causados por comportamento de vício” – a mesma na qual se encaixa atualmente o vício em jogos de azar. Curiosamente, o anúncio vem pouco tempo após a Europa iniciar uma investigação sobre as “loot boxes”, um recurso de alguns jogos que poderia ser considerado uma espécie de jogo de azar.

Controvérsia

Vladimir Poznyak, um médico do departamento de saúde mental e abuso de sustâncias da OMS, considerou que a medida é importante para auxiliar médicos: “profissionais da saúde precisam reconhecer que distúrbios de hábitos de videogame podem ter consequências sérias para a saúde”, disse ele à New Scientist.
No entanto, não são todos os médicos que vêem com bons olhos essa inclusão, como o IFLScience ressalta. De acordo com Allen Frances, ela pode levar ao tratamento de milhões de pessoas que na verdade não têm problema nenhum. “Bilhões de pessoas no mundo todo estão viciadas em cafeína por diversão ou para funcionar melhor, mas apenas raramente isso causa mais problema do que vale a pena”, considera.
Frances também aponta para o fato de que especialistas em doenças mentais já se negaram a incluir o vício em internet como uma doença justamente por esse motivo: milhões de pessoas poderiam acabar sendo consideradas “doentes” sem necessidade. Ao menos na Coreia do Sul, por outro lado, esses problemas já são reconhecidos e têm procedimentos adequados de tratamento.
 
*olhardigital]]>

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04). A história da jovem viralizou...

“ATÉ TIROS DERAM”: Integrantes da TUI agridem ambulantes e destróem mercadorias após BAVI

Uma idosa de 62 anos que vende cerveja e churrasquinho durante os jogos do Vitória no Barradão acusou integrantes da torcida organizada Imbatíveis, a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04)....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04)....

“ATÉ TIROS DERAM”: Integrantes da TUI agridem ambulantes e destróem mercadorias após BAVI

Uma idosa de 62 anos que vende cerveja e churrasquinho durante os jogos do Vitória no Barradão acusou integrantes...

CHUVA DE TIROS: Jovem executado em via pública de Lauro de Freitas

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite dessa segunda-feira (22/04), na Rua América Dourado,...

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma...