Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador deve receber 400 mil turistas no Festival da Virada, comemora Cláudio Tinoco

“A gente pode afirmar, sim, que o Réveillon de Salvador já é o maior do país. Isso é fruto de um trabalho que vem acontecendo a cada ano, onde transformamos o Réveillon em um festival de música. Não é o primeiro ano que teremos festa durante cinco dias. Oferecemos um espaço muito mais direcionado e apropriado com segurança e conforto”, avaliou o secretário de Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, sobre o Festival da Virada Salvador, que começa nesta quinta-feira (28) e segue até 1° de janeiro.
De acordo com o gestor, “a expectativa é que a gente possa atingir 100 por cento da capacidade hoteleira até o final dessa semana”.
“Os hotéis iniciaram o mês de dezembro vendendo 30% mais do que venderam no Réveillon passado. Já no Réveillon passado a taxa de ocupação média dos hotéis foi de 95%, enquanto no carnaval 2017 foi de 93%. Ou seja, maior no Réveillon do que no Carnaval. E a gente sabe que muitas pessoas que vem alugam casas e apartamentos, ficam nas residências dos familiares”, comentou.
Ainda segundo o secretário, o número de turistas em Salvador deve chegar a 400 mil.
“Quando a gente oferece 70 horas de música, uma grade de atrações que traz os principais artistas do momento do Brasil, isso desperta, além das famílias que viajam pelo Brasil, também os jovens”, disse Tinoco.
Turistas começam a chegar
Salvador conta, atualmente, com 40 mil leitos distribuídos em hotéis, motéis, hostels, albergues e pousadas. Esses bons números devem se estender durante todo o verão, oscilando entre 15% e 20%, até fevereiro, quando voltam a atingir o pico, devido aos visitantes que chegam para a folia, quando a expectativa de ocupação terá crescido em torno de 22%.
“O trabalho de reconstrução da cidade proporcionado pela Prefeitura e as ações de promoção do ‘Produto Salvador’ fora da capital baiana foram fundamentais para a retomada do fluxo turístico. Por conta disso, dos anúncios antecipados da estrutura e grade das festas, o setor está bastante otimista para a alta estação. A parceria com a Prefeitura só faz bem ao setor hoteleiro, já que todos ganham”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Glicério Lemos.
Salvador fecha o ano com um aumento de mais de 9% na taxa de ocupação hoteleira, se comparado a 2016. Este crescimento ocorre desde o início do ano, quando a Secult passou a contabilizar, mês a mês, o fluxo de turistas que se destinam à cidade. “Isso ajudou a estancar a curva de queda apresentada nos últimos três anos, ampliando a quantidade de visitantes em Salvador, resultando em uma taxa de ocupação 9% maior que no ano anterior”, diz o titular da Secult, Cláudio Tinoco.
E a aposta do trade é baseada justamente neste ímpeto das pessoas conhecerem ou retornarem à cidade durante o verão. Por conta disso, a Secult, em parceria com os atores do turismo soteropolitano, estima que entre dezembro e fevereiro, Salvador deve receber 2,5 milhões de turistas, que injetarão, aproximadamente, R$ 3,9 bilhões na economia da cidade, apenas no primeiro trimestre de 2018. Esse montante acarretará num incremento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2016, para os setores de entretenimento e lazer; e hotelaria, turismo e alimentação.
A expectativa de ocupação hoteleira para a noite da virada é de 100% nos hotéis do entorno da festa, que deve levar em torno de 700 mil pessoas à orla da capital somente na noite que antecede 2018. Isso tudo para aproveitar as 70 horas de música apresentadas por 29 atrações. Do total de visitantes esperados para o verão 2017/2018, 85% corresponde à demanda interna, e os 15% restantes serão preenchidos pela chegada de estrangeiros. Dos brasileiros, 57% devem vir do interior da Bahia e 43% de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. Dos turistas vindos de fora do país, a maioria vem da Argentina, Alemanha, EUA, França e Chile.
Casada e apaixonada por Salvador, a engenheira civil paulistana Eliana Zacarias, 59 anos, passará dez dias na cidade. “Decidimos passar o Réveillon em Salvador porque queríamos um local agradável e que não fosse tão longe de casa. Além disso, a relação custo-benefício foi bem pensada, pois Salvador mantém bons preços em relação a outras cidades nordestinas. Aproveitamos tudo isso para incluí-la em nosso roteiro. Esta é a primeira vez que estamos juntos, como turistas, na capital baiana. Antes, eu e meu marido estivemos aqui inúmeras vezes, mas sempre a trabalho, chegando aqui e seguindo direto para a Ford, em Camaçari, sem permanecer um dia sequer na cidade. No mais, é uma cidade histórica, um lugar que diz muito da história do Brasil, tradicional, com boas praias, boas comidas e lugares interessantes para a festa da virada, com alegria, dança, música, tudo bem brasileiro”.
Ainda tentando entender o cronograma da festa em Salvador, o engenheiro argentino Roberto Massiotra, 59, recém-chegado a Salvador, não tinha local definido para passar a festa. Um tempo depois de deixar a bagagem no quarto procurou a equipe da Prefeitura para saber a programação e local do Festival da Virada. “Eu e minha esposa escolhemos Salvador para este Réveillon, pois já havíamos estado na cidade há dez anos, e queríamos trocar o frio desta época do ano na Argentina para o calor do Brasil, além da ótima recordação que temos de Salvador. Então, vamos aproveitar a festa que vocês fazem na praia. Esperamos que seja diferente de tudo que conhecemos e que nos divirta bastante”, conta Massiotra.
Veja também: Salvador vai contar com esquema especial de serviços para maior Réveillon do Brasil]]>

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e liberados? Para 31% dos entrevistados...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de todo dia. O barbeiro Patrick...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....