Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Operação Réveillon; SSP garantirá policiamento em festas da virada

Em Salvador, na RMS e nos principais municípios do interior onde há grandes eventos as polícias Militar, Civil, o DPT e o Corpo de Bombeiros estarão presentes com trabalhos extras.
Nativos e turistas que escolherem a Bahia para celebrar a virada para 2018 têm a garantia de que as polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros estarão por perto para assegurar a tranquilidade dos eventos comemorativos de final de ano.
Quase sete mil profissionais da segurança pública, entre policiais e bombeiros, estão escalados para trabalhar na festa, com plantões que totalizam mais de R$ 1 milhão bancados pelo Governo do Estado e já se iniciam no dia 28 de dezembro. A Operação Réveillon foi apresentada na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
Em Salvador, as festas que antecipam o réveillon terão a participação de mais de três mil policiais e bombeiros militares. Esta é a primeira vez que os eventos estarão concentrados na Boca do Rio, o que, segundo o Comitê de Grandes Eventos da SSP, demandou uma atenção ainda maior na organização das estruturas e patrulhas.
Todo o circuito será fechado, com a realização do controle de entrada de pessoas pela Polícia Militar, em ação semelhante à realizada no Carnaval de Salvador, incluindo a utilização de detectores de metal e revistas. No total três Portais de Abordagem cercam o evento, permitindo maior fiscalização e controle do que entra e sai no perímetro.
“Inicialmente as festas eram concentradas na Barra, depois passaram a ocorrer no Comércio e agora serão na Boca do Rio, bairros com dinâmicas completamente distintas e que demandam planejamento e estratégia diferentes. No entanto, estamos na Bahia, o estado com maior Know-How, quando se trata de policiamento em grandes eventos”, assegurou o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa.

Monitoramento

Os espaços interno e externo da arena da festa serão monitoradas em tempo real do Centro de Operações e Inteligência. Quinze câmeras extras, dentre elas uma com alcance panorâmico, foram instaladas na região, incluindo nos acessos, auxiliando a supervisão das atividades policiais realizadas, além de contribuir para a identificação de suspeitos ou possíveis tumultos.
A Plataforma de Observação Elevada (POE) – veículo de grande porte que possui câmeras acopladas em sua estrutura, além de dispor de monitores que permitem o acompanhamento de imagens provenientes de outras câmeras fixas – também funcionará nas imediações da festa.

Estruturas

Além do esquema especial de policiamento ostensivo, a SSP vai disponibilizar, através da Polícia Civil, uma Central de Flagrantes dentro do circuito da festa. O espaço vai facilitar a formalização dos flagrantes realizados no evento e também permitirá a rápida mobilização para as audiências de custódia, determinação do Conselho Nacional de Justiça.
Espalhados nas áreas internas e externas da pista, 13 Postos Elevados de Observação vão auxiliar os PMs no controle da multidão. O Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca passa a funcionar, no período, como Posto de Reunião de Tropa da PM e outros três Postos da Polícia Militar também darão apoio aos profissionais que vão atuar na festa.
As unidades da Polícia Civil localizadas nas proximidades – as 16ª (Pituba), e 12ª (Itapuã) DTs, além da 9ª DT (Boca do Rio) terão os quadros funcionais ampliados para agilizar o atendimento das possíveis demandas ocorridas durante a festa.
Já o Corpo de Bombeiros vai empregar, em todo o Estado, 746 profissionais nas principais áreas de concentração de público. Em Salvador, equipes de prevenção e combate a incêndios, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar vão compor um quadro de cerca de 420 bombeiros militares. A operação contará com três postos fixos de guarda-vidas, quatro viaturas, um quadriciclo e uma embarcação para realizar os atendimentos de emergência no em torno do evento.
Além da capital baiana, o CBM estará presente nos eventos de final de ano dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Salinas das Margaridas, Porto Seguro, Ilhéus e Teixeira de Freitas.]]>

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial,...

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da emergência pediátrica. Na comparação entre...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio...
Fundação Jose Silveira

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio...

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...