O IV Encontro com Operadores de Drones mostrou as funcionalidades do equipamento e os cuidados que precisam ser tomados, principalmente em festas como o Carnaval. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (26), foi promovido pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e contou com a participação de policiais (civis, militares e federais) e de repesentantes da Força Aérea Brasileira e da Anatel.
“Esse encontro é importante para que proprietários de drones possam tirar dúvidas sobre como operá-los corretamente. A gente espera que as pessoas utilizem o aparelho de forma legal, respeitando as regras estabelecidas”, ressaltou o comandante do Graer, tenente-coronel Renato Lima.
“Eventos como esse são necessários para conscientizar quem opera o equipamento”, afirmou o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador da Aeronáutica, major Ciro Appip Lambiase”, acrescentando que “tudo vem sendo feito para prevenir possíveis acidentes aéreos nas grandes festas”.
Ele ressalta ainda os riscos que o mau uso do drone pode causar. “O equipamento tem um espaço reservado para ser utilizado e, se o operador não possui registro, certamente desconhece a legislação, podendo até provocar o choque com uma aeronave”, esclareceu.
Participaram do também do encontro representantes da Aviação Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Decea) e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).