Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador ganha novo cartão do Aluguel Social e Creas em Itacaranha

Duas importantes ações na área social em Salvador foram realizadas pela Prefeitura nesta quarta-feira (1°): o lançamento do novo cartão para o Aluguel Social e programa Salvador Primeiro Passo e a inauguração do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) em Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário. As entregas foram feitas pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; do ex-secretário e da atual titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis e Ana Paula Matos, respectivamente; demais autoridades e população.

A entrega simbólica dos cartões foi feita no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), no Comércio. Um dos beneficiados, o morador do Bom Juá Temístocles Silva, de 40 anos, que teve a casa danificada pelas chuvas que caíram na cidade no ano passado, ressaltou a felicidade e a praticidade da iniciativa. “É bom porque agora terei data fixa para retirar o benefício, além de poder sacar o dinheiro em qualquer casa lotérica ou máquina de autoatendimento da Caixa”, salientou. Atualmente, ele mora em uma casa de aluguel no mesmo bairro, com a esposa e dois filhos.

“Esta ação vai facilitar a vida das pessoas mais pobres da cidade, pois vão poder receber os benefícios concedidos pela Prefeitura em um só cartão, sem precisar pegar filas ou ficar sem saber a data do benefício. É um grande avanço que vai mudar essa realidade de assistência às pessoas mais pobres. Além disso, conseguimos reestruturar toda a rede de Cras (Centros de Referência e Assistência Social) e Creas de Salvador, que estava completamente comprometida na parte física e de pessoal. Isso mostra que Salvador possui efetivamente hoje uma rede de assistência social organizada”, relatou ACM Neto.

O prefeito aproveitou para lembrar o avanço na área social com os outros programas desenvolvidos pelo município desde 2013, como o Morar Melhor, Casa Legal e Auxílio-Emergência, além do Salvador Primeiro Passo, que concede ajuda financeira às famílias para manter os filhos em creches e possibilita a construção de pré-escolas na cidade. Ele ainda agradeceu ao ex-secretário Bruno Reis, que retoma o mandato de deputado estadual, pela dedicação à frente da Semps, salientando que a nova equipe, agora comandada pela ex-subsecretária Ana Paula Matos, tem como desafio melhorar ainda mais as ações da pasta.

O ministro Osmar Terra fez questão de destacar a satisfação em conhecer na capital baiana uma das melhores e mais modernas políticas sociais desenvolvidas no Brasil. “Vamos caminhar juntos com Salvador, que pode se tornar modelo no país em assistência social”. Além disso, ele aproveitou para anunciar o incremento de recursos no Bolsa Família para as famílias que possuam criança com microcefalia, provocado pelos altos índices de transmissão de zika através do mosquito Aedes aegypti no país.

Ações – Com o cartão Aluguel Social e Salvador Primeiro Passo, os 3.800 beneficiários poderão sacar pagamento dos auxílios seguindo o mesmo calendário de pagamento do programa Bolsa Família. O Aluguel Social é o auxílio moradia, benefício já oferecido pela Prefeitura, no valor de R$300 mensais, para quem perdeu o imóvel em casos de calamidade e/ou emergência e pessoas em situação de rua e/ou extrema vulnerabilidade e risco social. Através do Salvador Primeiro Passo, o município oferece ao beneficiário ativo do Bolsa Família um auxílio financeiro no valor de R$ 50 para cada criança de até 5 anos que não tenha conseguido vaga em creches ou pré-escolas públicas ou conveniadas.

Já em Itacaranha, o novo Creas que começa a funcionar na Rua Rio do Meio, 203, tem capacidade para atender 80 famílias e/ou indivíduos mensalmente, com uma equipe multidisciplinar formada por 14 profissionais, sendo eles assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, técnico e apoio administrativos, além de técnicos de referência para medidas socioeducativas. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, e é voltado para famílias e indivíduos em situação de exploração de direitos como abuso e exploração sexual, violência física e psicológica e trabalho infantil, dentre outras situações. Este é o sexto Creas entregue pela Prefeitura, sendo que os demais funcionam na Liberdade, Fazenda Coutos, Sete Portas, São Gonçalo e Bonocô.

VÍDEO: Cobra sucuri é resgatada no meio da areia na praia de Jardim de Alah; assista

Na manhã deste feriado do Dia do Trabalho, (01/05) a Guarda Civil Municipal de Salvador foi novamente acionada para realizar um resgate. Desta vez,...

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ele era suspeito de...

VÍDEO: Cobra sucuri é resgatada no meio da areia na praia de Jardim de Alah; assista

Na manhã deste feriado do Dia do Trabalho, (01/05) a Guarda Civil Municipal de Salvador foi novamente acionada para...
Fundação Jose Silveira

VÍDEO: Cobra sucuri é resgatada no meio da areia na praia de Jardim de Alah; assista

Na manhã deste feriado do Dia do Trabalho, (01/05) a Guarda Civil Municipal de Salvador foi novamente acionada para...

Suspeito de invadir hospital e executar paciente é morto pela PM em Vitória da Conquista

Um homem foi morto por policiais militares da Rondesp Sudoeste, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do...

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais...

DE VOLTA: Gustavo Mioto e Ana Castela reatam relacionamento e se beijam no palco

Durante o show no Ribeirão Rodeo Music, em Ribeirão Preto, o cantor Gustavo Mioto estava acompanhado no palco por...