Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Serviços públicos têm esquema especial de funcionamento contra desabastecimento

Em função da greve dos caminhoneiros e a consequente crise instalada no setor de abastecimento de combustível em todo o país, os serviços públicos municipais em áreas como transporte, saúde, educação, limpeza, manutenção, fiscalização e defesa civil terão esquema especial de operação para evitar ao máximo uma paralisação dos órgãos públicos municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em coletiva realizada na tarde de hoje (25), no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, onde o chefe do Executivo se reuniu com toda a equipe da gestão para tratar do assunto e também debater o Planejamento Estratégico municipal.

Em áreas consideradas prioritárias, como transporte e saúde, o prefeito assegurou o funcionamento, mesmo sem ser em 100%, até a próxima quarta-feira (30). Desde hoje, a frota dos ônibus que circulam na cidade foi reduzida a 80% do total nos horários de pico e 40% nos demais, o que vai valer também para segunda, terça e quarta, em se mantendo o movimento grevista dos caminhoneiros. Neste sábado (26), 50% da frota vai circular. E, no domingo (27), a capacidade será de 30%. Podem haver novos ajustes em função da demanda pelo serviço de transporte, que será acompanhada em tempo real pela Secretaria de Mobilidade (Semob).

Na saúde, a prioridade é o funcionamento pleno do Hospital Municipal e das Unidades de Pronto-Atendimento. Em segundo plano de prioridade estão as unidades básicas de saúde e os Multicentros. O prefeito assegurou que existe reserva de combustível para as ambulâncias do SAMU até a quarta-feira (30). O mutirão de vacinação contra o vírus da gripe, previsto para este sábado (26), está mantido.

“Estamos vendo a possibilidade de conseguir mais combustível diretamente de fornecedores em uma operação que envolve a escolta da Transalvador e da Guarda Municipal. Mas essa possibilidade ainda não é garantida, pois dependeria do resultado efetivo dessa escolta. Conversei hoje com o sindicato dos proprietários de postos de combustíveis e fui informado que até o final de hoje as reservas existentes estarão esgotadas, o que torna a situação ainda mais indefinida”, revelou o prefeito.

No setor de limpeza urbana, o planejamento prevê a manutenção da coleta, mas os veículos que circulam pelo CIA-Aeroporto para levar o material recolhido ao aterro sanitário estão tendo dificuldades em função de bloqueios nas vias. Isso poderá provocar atrasos no serviço de limpeza. “Por isso, é importante que as pessoas procurem produzir menos lixo nesse momento. E também fiquem atentas quando passar o caminhão de lixo”, disse ACM Neto.

“Se esse movimento não for suspenso e houver a extensão dessa dificuldade de abastecimento, na segunda vamos ter que divulgar um novo plano operacional. Até segunda, está tudo planejado”, acrescentou o prefeito, citando que as aulas estão mantidas ao menos até enquanto os ônibus do transporte público puderem circular, o mesmo valendo para as repartições públicas municipais, com exceção das áreas de manutenção e da Defesa Civil, que atuam mais diretamente na Operação Chuva. “Nesse caso, vamos concentrar as energias e recursos existentes para quando houver emergências”, explicou.

Neste fim de semana, o prefeito e a equipe de trabalho acompanharão todos os desdobramentos desta paralisação nacional, e a estimativa é que, se o movimento for mantido, as consequências serão sentidas na rotina dos serviços públicos já a partir da próxima segunda-feira.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...