Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Datena volta atrás e diz que está estudando candidatura

Após anunciar a candidatura ao Senado, o apresentador José Luiz Datena (DEM) avisou a pessoas próximas que pode desistir da disputa. Esta não seria a primeira vez que o apresentador abandona uma corrida eleitoral. Em 2016, ele chegou a anunciar filiação ao Partido Progressista (PP) e se colocou como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.

De acordo com o site BR18, do Grupo Estado, a decisão sobre o seu futuro político ocorrerá neste fim de semana, após conversas políticas. O apresentador vive o conflito entre retomar sua carreira e encarar um mundo no qual é preciso “engolir sapos” todos os dias, como disse a interlocutores.

Procurado pelo Estado, Datena se limitou a dizer que a decisão sobre sua candidatura ainda é incerta: “A decisão ainda não está tomada”, afirmou.

Dentro da campanha do ex-prefeito João Doria (PSDB), pré-candidato ao governo paulista, e no partido do apresentador, a sensação é que o anúncio da desistência está próximo. A avaliação é de que o apresentador não teria “estômago” para enfrentar uma campanha.

O primeiro estresse de Datena ocorreu já no anúncio da sua postulação, na quinta-feira da semana passada. Em sua estreia ao microfone como pré-candidato, ele criticou a segurança pública no País, citando especificamente a situação observada em São Paulo, Estado governado há décadas pelo PSDB de Doria e Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência.

Partidários tucanos não gostaram das declarações. O mal-estar com aliados políticos incomodou o apresentador, que declarou ao BR18 que, se tivesse de mudar seu jeito de ser, abandonaria a disputa. “Se a coligação quer que eu faça parte de um esquema fundamentado na mentira, pode esquecer. Se o DEM não aceitar o que eu disse antes de ser candidato, de que sou eu e não vou mudar, então não serei mais candidato”, afirmou ao site quatro dias depois de seu anúncio oficial.

Após o incidente, Datena gravou um vídeo a Alckmin elogiando o ex-governador. Nele, Datena fala das “qualidades” que vê em Alckmin. “É um sujeito igualzinho a você, por isso que eu confio nele. Ele pega avião de carreira, tem dois pares de sapato que não troca há 200 anos. Então, como eu confio nele, confie também.”

A divulgação do vídeo acabou causando um novo mal-estar. Aliados do partido afirmaram que o apresentador se precipitou ao gravar o material, já que a aliança PSDB-DEM não está fechada no plano nacional.

Além dos atritos políticos, há uma pressão interna da família para que o apresentador não entre na disputa. Ao jornal Folha de S.Paulo, Datena disse que a mulher dele não dorme por causa da candidatura ao Senado.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...