Jogador negro é vetado de time russo após declarações racistas de torcedores

A Rússia está envolvida em mais um caso de preconceito dentro do futebol. O jogador Erving Botaka-Yoboma, russo de nascimento, porém negro e de origem congolesa foi vetado de atuar pelo Torpedo Moscou. A contratação já estava praticamente certa.

A torcida do clube demonstrou ser contra a contratação do jogador por conta da cor da sua pele e, com isso, a diretoria voltou atrás na decisão e cancelou a contratação. Um grupo de ultras do clube, conhecidos como Zapad-5, mostraram sua indignação e publicaram uma mensagem na rede social Vkontakte.

“Pode haver preto nas cores do clube, mas só há brancos entre os torcedores”, escreveu o grupo. “Nosso clube, nossas regras”, escreveram ainda.

Roman Avdeyev, presidente do Torpedo Moscou, clube da segunda divisão russa, condenou as atitudes dos torcedores.

“São uns idiotas. A cor da pele nunca foi e nunca será um critério para contratarmos jogadores”, comentou.

Além de Avdeyev, Alexander Zotov, presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol da Rússia, também criticou a postura dos fãs.

“O grupo que fez isso não representa os torcedores da Rússia. Pessoas assim existem em todos os países. O Mundial mostrou que somos um povo aberto e acolhedor”, falou.

Porém, mesmo demonstrando ser contra o preconceito do grupo de ultras, o clube cancelou a contratação de Erving Botaka-Yoboma por um motivo que nada tem a ver com a solicitação dos torcedores.

“A transferência do jogador Botaka para o clube foi cancelada devido à nossa política de não pagar por transferências de jogadores. Mais uma vez, reiteramos que a cor de pele nunca foi critério para escolhermos os jogadores do clube. O racismo não tem o direito de existir”, escreveu o clube em comunicado.

Outro episódio foi protagonizado pelos torcedores do Torpedo Moscou em 2015. No caso, os fãs do time cantaram músicas de cunho racista para o brasileiro Hulk, em um jogo em Zenit. A equipe foi punida com dois jogos de portões fechados mais uma multa de 4 mil euros, cerca de R$20 mil reais.

A Rússia vem sendo palco de racismo no futebol ao longo do ano. Além do Torpedo Moscou, o Zenit também já foi punido pela Uefa com um jogo sem torcida e multa de 50 mil euros, aproximadamente R$221 mil, por manifestações racistas contra um jogador do RB Leipzig. O Spartak Moscou também sofreu pena por cânticos racistas de seus torcedores contra o meia Nuno Rocha, do FK Tosno.

CONFESSOU O CRIME: Jovem de 20 anos é presa por matar namorado em Formosa do Rio Preto

Uma mulher de 20 anos foi autuada em flagrante pelo homicídio do namorado, Jonas Ferreira Nunes, de 32 anos, após golpear a vítima com...

PERGUNTA PERTINENTE: Porque Lula continua se misturando com ditadores?

Há um ano exatamente, uma pergunta do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao ser entrevistado por Luciano Huck — “por que Lula está se...
Fundação Jose Silveira

CONFESSOU O CRIME: Jovem de 20 anos é presa por matar namorado em Formosa do Rio Preto

Uma mulher de 20 anos foi autuada em flagrante pelo homicídio do namorado, Jonas Ferreira Nunes, de 32 anos,...
Prefeitura Vitoria da Conquista

CONFESSOU O CRIME: Jovem de 20 anos é presa por matar namorado em Formosa do Rio Preto

Uma mulher de 20 anos foi autuada em flagrante pelo homicídio do namorado, Jonas Ferreira Nunes, de 32 anos,...

PERGUNTA PERTINENTE: Porque Lula continua se misturando com ditadores?

Há um ano exatamente, uma pergunta do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao ser entrevistado por Luciano Huck —...

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou para quarta-feira (20) sessão da comissão geral que tem...

MONSTROS NO SUDOESTE: Homem de 59 anos morto de forma bárbara pelos cunhados e pela sogra; veja imagens

Uma cena de barbárie chocou moradores de Encruzilhada, no sudoeste baiano, na manhã de sábado (16/08). Um homem identificado...