Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Meirelles propõe reforma da previdência, corte de gastos e imposto úni

A experiência como ex-ministro da Fazenda e presidente do Banco Central foi invocada, nesta terça-feira (14), pelo candidato do MDB à Presidência, Henrique Meirelles, como argumento para restabelecer a confiança no país. “Vamos implantar um programa de quatro anos de crescimento, com credibilidade”, disse. Ao considerar a economia “base de tudo”, o emedebista disse que ela precisa crescer para gerar mais empregos, mais renda e mais salários. O presidenciável foi um dos participantes do encontro Diálogo Eleitor Unecs, promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, que reúne empresários desse setor.

Ao falar sobre a reforma da Previdência, Meirelles criticou o modelo atual. “A previdência é injusta. A grande maioria das pessoas que se aposentam por tempo de contribuição não chega na idade de 60 e 65 anos, e 70% delas são os 20% que ganham mais no país. E os que ganham menos não conseguem alcançar os 35 anos de contribuição”, ressaltou. “Precisamos resolver os problemas das altas aposentadorias. A idade mínima passa para 55 anos para todos e vai subindo, com mais equidade”, defendeu.

Ao tratar sobre outro tema abordado, o déficit das contas públicas, Meirelles disse ser favorável ao corte de despesas. “Não tem outra solução”, disse. Como proposta para uma reforma tributária, o ex-ministro defendeu a criação de um imposto de valor agregado único, para simplificar a complexidade tributária do país, além da implantação de uma declaração única de importação integrada com a nota fiscal eletrônica dos produtos, para garantir a integralidade dos dados e evitar o preenchimento manual.

Sobre segurança de fronteira, Meirelles aposta no satélite geoestacionário brasileiro, já em órbita. “Temos que começar a tratar da segurança pelo policiamento de fronteira e a vigilância física é inviável. Por satélite, temos condições de um mapeamento completo de onde estão os contrabandos”. Segundo ele, os crimes e homicídios estão relacionados ao contrabando e o monitoramento mais preciso melhora o policiamento nas cidades.

Para uma plateia de empresários do setor de comércio e serviços, Meirelles defendeu uma análise rigorosa sobre o comércio eletrônico. “Não podemos permitir a competição injusta. É preciso fazer uma tributação adequada para igualdade de tratamento tributário e burocrático para todos, para que o empresário brasileiro cresça e possa oferecer o melhor serviço”, ressaltou.

A informatização também é essencial na área da saúde, segundo o candidato, com a criação de um cartão único de saúde para todos os brasileiros, onde constará todo o histórico do paciente. “Para evitar as filas, a marcação de consultas e exames pode e deve ser feita de forma digital”, disse. “Podemos ter o pequeno centro de saúde conectado com os melhores hospitais. Os sintomas podem ser colocados digitalmente pelo médico e já vem os resultados das melhores práticas mundiais para aquela questão”.

Além de Meirelles, na parte da manhã foram ouvidos os candidatos Álvaro Dias (Podemos) e Ciro Gomes (PDT). A partir das 15 horas, confirmaram presença no “Diálogo Unecs” os candidatos Gerlado Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT), vice na chapa, que representará Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba.

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, na casa onde ela...

CLIMA TENSO: Mortes em Vila Verde e ônibus param de circular

Os corpos de dois jovens foram encontrados na manhã desta quarta-feira (24/04), por volta das 5h, em Vila Verde. Populares acharam as vítimas nas...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da...
Fundação Jose Silveira

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da...

CLIMA TENSO: Mortes em Vila Verde e ônibus param de circular

Os corpos de dois jovens foram encontrados na manhã desta quarta-feira (24/04), por volta das 5h, em Vila Verde....

Cidadania reforça apoio à pré-candidatura de Del a prefeito de Simões Filho

O Cidadania reforçou nesta terça-feira (23) o apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara de Simões Filho, Del (União...

PERDEU, ‘PALHAÇO’! Líder do CV na região da Liberdade é morto no Sul baiano

A caçada da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ao Comando Vermelho (CV) segue com localizações de lideranças do grupo...