Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara dos Deputados

O presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou ao cargo nesta quinta-feira (7/7). Ao justificar a sua saída disse que resolveu atender aos pedidos dos colegas em função da falta de prazo para ser definida a sua situação na Casa. O parlamentar é suspeito de manter contas não declaradas na Suíça e de ter mentido sobre a existência delas na CPI da Petrobras. Por causa da acusação, ele é alvo de um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

Chorando, Cunha abandonou a posição forte de se manter no cargo adotada até então para dizer que sofre e sofreu muitas perseguições. “Estou pagando um alto preço em relação ao impeachment (numa referência à presidente afastada Dilma Rousseff). Quero agradecer a todos que me apoiaram e me apoiam nessa perseguição e vingança de que sou vítima”.
Cunha afirmou, sem citar o nome do presidente interino da Câmara Waldir Maranhão (PP), que “é público e notório que a Casa está acéfala, fruto de uma interinidade bizarra. Somente a minha renúncia poderá por fim à essa instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente”, declarou.

Ao ler a sua carta de renúncia, o peemedebista reafirmou que é inocente: “Continuarei a defender a minha inocência, de que falei a verdade”.

Segundo fontes ligadas a Cunha, ele quer um acordo dos líderes para antecipar a eleição da Câmara no início da próxima semana. O nome mais cotado para assumir um eventual mandato-tampão é o do deputado Rogério Rosso (PSD-DF). Porém, ele terá de enfrentar outros candidatos que já manifestaram interesse em disputar a vaga.

Rosso tem experiência em mandato-tampão. Em 2010, ele foi eleito, pela Câmara Legislativa, governador do Distrito Federal, assumindo o comando do Palácio do Buriti em pleno escândalo da Caixa de Pandora.

A decisão de deixar o cargo em definitivo teria ocorrido na noite de quarta (6), após a divulgação do voto de Ronaldo Fonseca (Pros-DF) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que acatou apenas um dos 16 questionamentos de Cunha à tramitação de seu processo no Conselho de Ética, que recomendou a cassação de seu mandato.

Com a renúncia à Presidência da Câmara, Cunha acredita que pode tentar reverter votos na CCJ para fazer o caso voltar ao Conselho de Ética e, quem sabe, salvar seu mandato. (Com informações de O Globo e Folha de S. Paulo)

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira (06/08), o time de Rogério...

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Os estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025, já...
Fundação Jose Silveira

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira...

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira...

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Os estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do...

SAC emite nova carteira de identidade em escola estadual de Irecê

A Equipe SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) levam o serviço da nova Carteira de...

SUSPEITOS COM DROGAS: Dupla investigada por homicídio é presa em Lauro de Freitas

Dois suspeitos foram autuados em flagrante em Lauro de Freitas, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para...