Bruno Reis apresenta oportunidades de negócios a investidores catalães

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou as iniciativas exitosas da gestão municipal na área de inovação tecnológica e apresentou as oportunidades de negócios na capital baiana para investidores catalães, em evento na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, em Barcelona, na noite de segunda-feira (12). “O eixo Cidade Inteligente do programa Salvador 360, com o Hub para coworking e startups, ganhou destaque e recebeu elogios dos participantes internacionais”, afirmou.

De acordo com Bruno Reis, um dos expositores que ficaram entusiasmados com as ações da Prefeitura foi o ex-prefeito de Barcelona (1997-2006), Joan Clos. Ele se colocou à disposição para oferecer apoio técnico a programas e políticas públicas em Salvador. Ex-ministro da Indústria, do Turismo e do Comércio da Espanha, Clos chefiou o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), promovendo cidades ambientalmente sustentáveis mundo afora.

O evento integra a programação da 8ª edição do Smart City Expo World Congress (SCEWC), no qual o vice-prefeito participa como representante do Executivo municipal. O fórum reúne líderes internacionais para discutir práticas de gestão e políticas públicas sob o conceito de cidades inteligentes. Neste ano, o evento vai debater os temas: transformação digital, governança e finanças, cidades compartilhadas e inclusivas, mobilidade e ambiente urbano.

Na abertura, Bruno Reis visitou a sede do Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), onde conheceu a operação do eficiente sistema de mobilidade local. Para ele, os barcelonenses passaram por uma situação parecida com a que ocorre em Salvador, em relação à integração dos modais. “Apesar de prefeitura e governo atuarem em campos ideológicos divergentes, ambos decidiram superar as diferenças para oferecer um transporte público de qualidade à população”, informou.

O vice-prefeito conheceu a estação de tratamento de resíduos sólidos de Barcelona. No Ecoparc, segundo ele, o lixo da cidade é transformado em insumos para a produção do biogás, que se converte em energia. “Além de alimentar a planta do Ecoparc, a energia excedente é comercializada. A ideia é reduzir os impactos ambientais da operação e aproveitar ao máximo os materiais recicláveis coletados”, assinalou.

Bruno ainda esteve no distrito de inovação 22@Barcelona, instalado na região do antigo polo industrial têxtil, que entrou em decadência na década de 1980. O local reúne empresas de tecnologia da informação e comunicação, empreendimentos residenciais e comerciais, além de universidades e órgãos públicos.

Antes degradada, a área foi revitalizada pela agência de desenvolvimento Barcelona Activa, onde Bruno Reis assistiu a uma palestra sobre a iniciativa. “O 22@ é uma experiência bem-sucedida de parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada na requalificação urbana e na promoção de projetos inovadores, para estimular a economia e gerar emprego”, observou.

Ultimas Noticias

Bilhetes para próximo sorteio da Nota Premiada Bahia já estão disponíveis

Os bilhetes com os quais os participantes irão concorrer ao primeiro sorteio da Nota Premiada Bahia em novo formato, que amplia em 810% as...

Vídeo mostra momento em que ladrões são pegos e um morre...

Um vídeo enviado ao Informe Baiano mostra o momento exato em que dois ladrões são pegos por populares no bairro da Ribeira e um...

Aeroporto de Salvador amplia capacidade para 15 milhões de passageiros por...

O governador Rui Costa participou da entrega oficial da primeira etapa das obras do Salvador Bahia AirPort, na tarde desta quarta-feira (11). O ato...

Voluntárias Sociais promovem confraternização natalina para idosos

O Natal Solidário nos Ares, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), na manhã desta quarta-feira (11), proporcionou lazer, interação e entretenimento para centenas...
Publicidade