Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Veja o que muda nos planos de saúde com novas regras da ANS

Na segunda (3), a ANS (Agência Nacional de Saúde) anunciou mudanças em algumas regras de contratação dos planos de saúde. As novidades só passarão a valer em junho de 2019, já que as operadoras têm 180 dias para se adaptar.

Abaixo, um guia com perguntas e respostas mostra o que mudou e que cuidados você deve ter na hora de escolher um plano para você e para a sua família.

Que cuidados devo ter na hora de contratar um plano de saúde?

O primeiro passo é entender que tipo de plano de saúde melhor se adequa a você e à sua família.

O que o plano deve cobrir obrigatoriamente?

Existe um rol de procedimentos que todo plano precisa cobrir, mas há variações de acordo com o tipo de cobertura contratada. Você pode conferir a lista completa no site da ANS.

O que é o período de carência?

É o tempo em que o cliente já está pagando a mensalidade, mas tem que esperar para que determinados procedimentos sejam cobertos pelo plano. O máximo para urgência e emergência é 24 horas. Para partos (exceto casos de emergência), 10 meses. Para demais situações, 3 meses.

O que é portabilidade e o que mudou com a nova regra da ANS?

É possível mudar de plano dentro da mesma operadora ou migrar para outra sem ter que cumprir os prazos de carência. Atualmente, isso só é possível se a mudança for para um plano compatível e é válido apenas para usuários de planos individuais ou coletivos por adesão. A partir de junho de 2019, contudo, beneficiários de planos de saúde coletivos empresariais também poderão utilizar a portabilidade.

Se a mudança for para um plano não compatível, não será preciso cumprir todos os prazos de carência, apenas os dos procedimentos que não eram cobertos pelo plano anterior. A nova regra também elimina a chamada janela: hoje, há um período limitado a quatro meses no ano para o exercício da portabilidade, contados da data de aniversário do contrato. Quando as novas regras passarem a valer, a portabilidade poderá ser feita a qualquer momento.

Para saber se você se enquadra nos critérios estabelecidos, verifique as condições completas no site da ANS (ans.gov.br).

Como saber se a operadora é de confiança?

No site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), você pode conferir se a empresa está registrada e ver seu desempenho no programa de qualificação da agência. Também é útil conferir a posição da operadora no ranking de reclamações recebidas.

A empresa pode cobrar taxa de adesão?

Não, isso é vetado pela ANS.

O que são planos com contrapartida?

Além dos planos tradicionais, em que se pagam apenas as mensalidades, há planos em que os gastos com atendimentos são divididos com o usuário. Isso significa que, para fazer um exame, por exemplo, o beneficiado pagará uma quantia, determinada pelo contrato, mais a mensalidade regular.

O que é lesão ou doença preexistente?

No momento da adesão, o consumidor precisa informar se tem alguma doença. Caso tenha, a operadora pode oferecer uma cobertura parcial temporária (CPT) para procedimentos ligados a essa enfermidade. Isso significa que procedimentos de alta complexidade, cirurgias ou internações em UTI podem não ser cobertos pelo plano. O prazo máximo para a CPT é 24 meses. A operadora também pode oferecer a cobrança de uma taxa extra para garantir a cobertura completa.

A operadora pode se recusar a me vender o plano porque eu sou idoso ou tenho alguma doença?

A ANS não permite que as operadoras recusem esses clientes.

E a portabilidade especial?

Também dá direito a mudar de plano sem cumprir carência, mas o público que tem direito a ela é outro: beneficiários de uma operadora que tenha o registro cancelado pela ANS, dependente que perde o direito de continuar no plano (pode ser por morte do titular ou porque atingiu a idade limite para continuar como dependente) e para aposentados ou demitidos sem justa causa. Há ainda outras condições, que podem ser consultadas no site da ANS.

A operadora pode cobrar pela portabilidade?

Não, a portabilidade deve ser sempre gratuita.

Como saber que plano é compatível com o meu?

Consulte o guia da ANS, disponível no site da agência reguladora.

Quando o plano pode ser reajustado?

No aniversário do contrato e quando o titular ou dependente atinge nova faixa etária.

Caso eu seja demitido, tenho direito a continuar no plano de saúde da empresa?

Sim, mas você passará a pagar o valor integral da mensalidade. Para quem foi demitido sem justa causa, é possível permanecer por 1/3 do tempo em que fez parte do plano. O tempo mínimo de permanência no plano é de seis meses e o máximo, 24 meses.

E se eu me aposentar?

Os aposentados com mais de dez anos de contribuição têm o direito de permanecer no plano sem prazo limite. Para os demais, cada ano de contribuição dá direito a ficar no plano por um ano. Nos dois casos, o aposentado deve arcar com o valor integral da mensalidade.

E se a empresa fechar ou cancelar o plano?

Tanto o aposentado como o demitido podem continuar na mesma operadora, mas terão que migrar para planos individuais, caso sejam oferecidos pela seguradora, e arcar com o valor praticado nessa modalidade. Para a contagem da carência, é considerado o tempo que o beneficiário integrou o plano cancelado.

Em que condições a operadora pode rescindir ou suspender o contrato?

Nos planos individuais, apenas em caso de fraude (se você emprestar a carteirinha para outra pessoa, por exemplo) e de inadimplência por dois meses, consecutivos ou não -nesse caso, o cliente deve ser notificado 10 dias antes do cancelamento. Nos coletivos, as regras para cancelamento são acordadas com a operadora, mas a rescisão não pode ser feita antes do período de 12 meses de vigência, a menos que motivada por alguma das cláusulas previstas no contrato.

O contrato do meu plano é anterior a janeiro de 1999. O que isso significa?

A Lei dos Planos de Saúde definiu algumas regras para os contratos celebrados a partir de 2 de janeiro de 1999. Planos anteriores podem ser adaptados à nova lei, se o consumidor assim desejar, sem cumprir carência. Caso o cliente opte por não fazer a adaptação, ficam valendo as regras definidas no contrato.

Se eu tiver algum problema com meu plano, quem devo procurar?

Você pode registrar uma reclamação junto à ANS ou ao Procon.

Regras válidas para planos contratados a partir de janeiro de 1999 ou que tenham sido adaptados à lei 9.656/98. Fonte: ANS e Procon.

CBF pune árbitros após polêmicas na primeira rodada do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deixou as polêmicas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2024 passarem em branco....

Defesa Civil aciona sirenes em três comunidades em áreas de risco da capital

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), em função da chuvas que atingem Salvador, mudou para o Nivel de Alerta, devido ao risco de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CBF pune árbitros após polêmicas na primeira rodada do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deixou as polêmicas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A...
Fundação Jose Silveira

CBF pune árbitros após polêmicas na primeira rodada do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deixou as polêmicas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A...

Defesa Civil aciona sirenes em três comunidades em áreas de risco da capital

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), em função da chuvas que atingem Salvador, mudou para o Nivel de...

Suspeito de atropelar ciclista se apresenta à polícia em Camaçari; relembre o caso

O acusado do atropelar e matar um ciclista na BA-524 se apresentou, nesta terça-feira (16), na 18ª Delegacia Territorial...

Bahia x Fluminense: onde assistir e horário do jogo pela 2ª rodada do Brasileirão

Bahia e Fluminense medem forças nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela...