Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Seis truques naturais para aliviar dores de cabeça e enxaquecas

As enxaquecas estão se tornando em uma condição cada vez mais frequente na era digital. Descubra algumas formas simples de aliviar a dor e o stress provocado por estas fortes dores de cabeça, de acordo com uma neurologista. As enxaquecas afetam uma em cada sete pessoas. O ritmo de vida atual extremamente acelerado e o aumento da exposição a telas, quer no trabalho ou nos tempos livres, estão transformando este problema de saúde cada vez mais recorrente.

Os indivíduos afetados experienciam dores de cabeça latejantes, sentidas à frente ou nos lados do crânio. Outros sintomas incluem a perda gradual de visão, sensibilidade à luz ou ao barulho ou vômitos, e podem durar até 72 horas.

As enxaquecas afetam cerca de 20% das mulheres e 6% dos homens. E apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecer o problemas como uma das condições de saúde crônicas mais debilitantes, é ainda pouco o conhecimento existente sobre o problema e sobre os métodos eficazes para lidar com a doença.

A médica neurologista britânica Clara Morrison explicou em declarações à publicação Daily Star seis métodos naturais para aliviar as enxaquecas:

1. Descanse em um quarto escuro

O stress é um dos principais elementos que provoca esse tipo de dor lancinante e se estiver experimentando um desses momentos poderá estar extremamente sensível à luz ou ao barulho. Tente descansar num espaço escuro, sente-se ou deite-se, feche os olhos e procure relaxar as costas, o pescoço e os ombros.

2. Consuma cafeína

Atenção, dependendo do individuo, a cafeína pode ajudar a aliviar ou intensificar a enxaqueca.

Frequentemente, a cafeína ajuda a acalmar a tensão dos músculos e os sintomas de dor, acelerando inclusive o efeito de remédios para tratar a enxaqueca. Entenda como o seu corpo reage à substância.

3. Tente fazer uma massagem

A massagem pode relaxar os músculos e todo o corpo, incluindo a mente. Peça a alguém que lhe massageie a cabeça, pescoço e os ombros.

4. Aplique compressas quentes e frias

O calor e o frio aliviam muitas vezes a dor e a tensão.

5. Experimente a técnica de acupressão

Trata-se de um tipo de massagem localizada, conhecida por aliviar a dor e o stress provocado pelas enxaquecas quase instantaneamente.

Coloque os polegares perto da base do crânio, encontre as depressões em ambos os lados onde a sua cabeça encontra o pescoço, de seguida pressione e vá massageando com movimentos circulares até que sinta menos pressão.

6. Exercite o pescoço

Este tipo de exercício pode aliviar a enxaqueca provocada por estar quase sempre com a cabeça na mesma posição (o que acontece por exemplo, durante o trabalho ou quando está usando o computador).

Mova simplesmente o pescoço/crânio de um lado para o outro e de frente para trás.

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2024. O PIB é a...

Espingarda é apreendida pela PM em Macarani

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no bairro Osvaldo Pistola, no município de Maracani. Os militares...
Fundação Jose Silveira

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...

Espingarda é apreendida pela PM em Macarani

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no bairro Osvaldo Pistola,...

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas...