Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Bahia receberá 6 milhões de turistas no verão

As 13 zonas turísticas da Bahia devem receber seis milhões de visitantes na alta temporada de verão, que, oficialmente, tem início nesta sexta-feira (21). As localidades litorâneas mais procuradas nesta estação são a capital baiana, Porto Seguro, Praia do Forte e Cairu. A lista dos destinos mais disputados também inclui a Chapada Diamantina. Gastos dos turistas devem chegar a R$ 6 bilhões, de acordo com estimativa da Secretaria Estadual do Turismo (Setur).

Um dos destaques do Mapa Turístico Brasileiro, Salvador responde por aproximadamente 30% do fluxo turístico da Bahia. Por essa razão, as companhias aéreas dão especial atenção a este destino litorâneo e durante a alta estação, a oferta de voos para a capital baiana cresce significativamente. São 1.770 voos extras, o que representa crescimento de 12% em relação à temporada anterior.

“No mês de janeiro, o aumento no número de voos extras chega a 61% e a demanda internacional quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Com 539 voos extras, Porto Seguro registra expressivo incremento na movimentação de visitantes, assim como Ilhéus que terá 265 voos extras, sem computar, por enquanto, os números relativos ao Carnaval.

Os principais mercados emissores nacionais são a própria Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Grande parte dos turistas estrangeiros são argentinos, franceses, italianos, chilenos e alemães.

Receptivo

No verão, a Setur realiza ações de receptivo especial, a exemplo do trabalho realizado pela Bahiatursa no porto e aeroporto de Salvador, com baianas tipicamente vestidas. Durante o Carnaval, a Secretaria executa o projeto Guias e Monitores para atender aos visitantes em diversos pontos da capital baiana, Praia do Forte, Porto Seguro e Ilhéus.

Antes da alta temporada, durante todo o ano de 2018 foram realizadas ações promocionais para divulgação da Bahia, como a participação em feiras nacionais e internacionais especializadas no setor, com o objetivo de atrair turistas para o estado.

“Somam-se a esses esforços outras iniciativas, como ‘Bahia descobre a Bahia’ e ‘Bahia cenário de novela’, que reforçaram a divulgação dos nossos destinos turísticos dentro do estado e em outros mercados emissores nacionais”, pontuou José Alves.

Qualificação dos serviços

A boa impressão relativa aos serviços turísticos é outro fator importante para a conquista de visitantes. Com esse propósito, 2.441 profissionais e empresários de 27 municípios participaram de cursos de qualidade do atendimento ao turista, noções conceituais de turismo e produção associada ao turismo, dentre outros temas.

Hotéis e outras empresas do setor passaram por vistorias preventivas, a fim de estimular a qualidade dos serviços prestados aos turistas e a regularidade dos empreendimentos.

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco, em um trecho entre as...

Tarifa da travessia Salvador-Mar Grande terá aumento; veja valores

As tarifas da travessia Salvador-Mar Grande terão reajuste a partir de abril, conforme a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes...

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco,...
Prefeitura Porto Seguro

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco,...

Tarifa da travessia Salvador-Mar Grande terá aumento; veja valores

As tarifas da travessia Salvador-Mar Grande terão reajuste a partir de abril, conforme a Agência Estadual de Regulação de...

Sub-20 do Bahia leva ‘sapeca’ e Vitória acaba eliminado da Copa do Nordeste

Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27/02), no Barradão, o Vitória está...

Moto com restrição é recuperada pela PM em São Caetano

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia recuperaram uma motocicleta com restrição de roubo, no início da noite de...