Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Ceará tem terceira noite de ataques e Força Nacional deve começar a atuar neste sábado

O anúncio da chegada da Força Nacional ao Ceará não impediu que o Estado nordestino sofresse a terceira noite consecutiva de ataques criminosos. Após a noite desta sexta-feira e a madrugada de sábado, o número de crimes em Fortaleza e em cidades do interior do Estado chegou a 71, de acordo com cálculo do G1.

A equipe da Força Nacional, que foi enviada ao Ceará por autorização do ministro da Justiça, Sérgio Moro, chegou a Fortaleza na noite de sexta, mas só deve começar a atuar a partir deste sábado no território cearense. Desde o início da onda de violência, prédios de prefeituras, bancos e delegacias foram atacados, veículos de transporte público e carros particulares foram queimados, uma bomba foi explodida na coluna de um viaduto na BR-020, em Caucaia (o viaduto passou por obras e não corre risco de desabar) e duas pessoas ficaram feridas. Até a manhã deste sábado, 50 pessoas haviam sido detidas, entre adultos e adolescentes.

Por volta das 20h30min de sexta-feira, a primeira aeronave, Hércules, chegou ao Ceará com aproximadamente 50 agentes da Força Nacional. Cerca de 200 profissionais desembarcaram na capital cearense durante a madrugada. Outros 98 membros da Força Nacional foram deslocados dos Estados de Sergipe e Rio Grande do Norte.

Na Casa de Privação Provisória de Liberdade 3 (CPPL 3), em Itaitinga, mais de 250 detentos devem ser autuados por envolvimento em distúrbios na unidade prisional. Até o fim da tarde de sexta-feira, 72 internos foram autuados por desobediência, resistência e motim. A polícia não confirmou se a ordem para os atentados no Estado ocorreu de dentro do presídio.

Diante do aumento no número de ataques, a hashtag #CearáPedeSocorro atingiu a primeira colocação dos Trending Topics do Twitter por volta das 9h desta sexta. Usuários da rede social pedem atenção do presidente Jair Bolsonaro à situação no Ceará, fazem críticas ao governador Camilo Santana e relatam “caos” nas ruas.

Na sexta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o envio de 300 homens da Força Nacional ao Ceará para ajudar a conter a onda de violência no Estado. A decisão ocorre um dia depois de o ministro ter negado o pedido de envio imediato da tropa, feito pelo governador Camilo Santana.

Além do reforço no efetivo de agentes de segurança, o governo federal também enviou 30 viaturas ao Estado. A Força Nacional atuará por 30 dias em ações de segurança e apoio à Polícia Federal à Polícia Rodoviária Federal, ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e às forças policiais estaduais. Caso necessário, o prazo de atuação poderá ser prorrogado.

*clicrbs

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º Delegacia Territorial dos Barris, na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...

Imóvel desaba no bairro de Pero Vaz, em Salvador

Por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana, um imóvel desabou na manhã desta quarta-feira (24/04), no...