Taxa turística de Lisboa dobra de preço em 2019

O ano começou com aumento na taxa turística de Lisboa, que dobrou de preço e agora é de 2 euros por noite (cerca de R$ 8,50) por pessoa. O encargo é cobrado pelo município para todos aqueles – portugueses ou estrangeiros – que se hospedem em hotéis ou apartamentos por temporada (Airbnb e similares) na cidade.

Crianças até os 13 anos e visitantes que estejam na cidade para tratamento médico, bem como seus acompanhantes, são isentos da cobrança.

Apesar do aumento, a regra de cobrança máxima permanece: os viajantes pagam a taxa turística até um máximo de sete noites na cidade. Ou seja: no fim das contas, o teto máximo da cobrança por turista é de 14 euros (aproximadamente R$ 50).

Instituída em 2014 (mas cobrada apenas desde 2016), quando custava 1 euro, a taxa turística foi criada como forma de arrecadar verbas para compensar o aumento das despesas trazido pelo boom turístico da capital portuguesa.

Esse tipo de cobrança é comum em cidades europeias e, pouco tempo depois, foi aprovada também no Porto, no Norte do país.

Em nota, a Câmara Municipal de Lisboa (equivalente da prefeitura) justificou o aumento como forma de adequar as receitas àquilo que é gasto com o crescimento da atividade turística.

“Nos investimentos previstos [com a subida da arrecadação] estão o aumento das intervenções públicas ao nível da mobilidade, limpeza urbana, do espaço público, da segurança e da oferta turística, cultural e de lazer”, promete a autarquia.

A receita extra com a taxa turística encheu os cofres do município e contribuiu com despesas como a realização do megaevento de tecnologia Web Summit e do Eurovisão, o festival europeu da canção.

Em 2017, Lisboa arrecadou 18,5 milhões de euros com a taxa, um aumento de 6,1 milhões de euros em relação a 2016.

Ultimas Noticias

Nova lei do FGTS é sancionada, e limite do saque sobe...

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a Lei que institui a modalidade de saque aniversário no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço...

Na Cidade Nova, 141 casas serão reformadas pelas prefeitura

“A maior recompensa para o homem público é ver o seu trabalho transformar de verdade a vida das pessoas. É isso que fazemos todos...

Beber chá na gravidez: dos mais seguros aos desaconselhados

O consumo de chás durante a gravidez tem crescido, mesmo quando as suas ações terapêuticas são questionáveis do ponto de vista científico, podendo colocar...

Plenário da ALBa aprova ampliação do contrato REDA

Em sessão plenária que adentrou a madrugada desta quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o PL 23.644, de autoria do Poder...
Publicidade