Conheça o alimento que combate a diabetes quando consumido de manhã

Um novo estudo finlandês aponta que a dieta tem um papel determinante na regulação dos níveis de açúcar no sangue e sugere que os pacientes podem atenuar os sintomas associados à doença consumindo diariamente, principalmente pela manhã, um ovo.

Contudo, a pesquisa é controversa, pois há médicos que apontam que o consumo pode aumentar o colesterol.

Mas afinal, será que comer um ovo por dia diminui realmente os níveis de açúcar do sangue?

Segundo a Associação Norte-Americana para o Estudo da Diabetes a resposta é sim.

Como o ovo apresenta um alto teor de proteína e tem poucos carboidratos, ele demora para ser digerido, impedindo assim que os índices de açúcar subam para níveis perigosos para a saúde.

O ovo ainda é um alimento rico em potássio, um nutriente que regula os níveis de sódio no organismo. A biotina presente no ovo é benéfica para a produção de insulina, tratando-se de um hormônio que ajuda a estabilizar a glicose ou açúcar na corrente sanguínea.

Para além das recomendações da organização norte-americana, o novo estudo realizado por cientistas da Universidade do Este da Finlândia salienta que o consumo de um ovo por dia apresenta benefícios à saúde de pacientes diabéticos. Os dados da pesquisa publicados no periódico científico Molecular Nutrition and Food Research sugerem que comer ovos com moderação tem efeitos positivos no organismo dos diabéticos.

Stefania Norman, a professora e líder do estudo, explicou: “Apesar de ainda ser muito cedo para estabelecermos uma relação causal a 100%, a verdade é que os compostos do ovo têm um papel determinante no adiamento da incidência de diabetes de tipo 2 e na atenuação dos sintomas de quem já sofre da doença”.