Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

A Mulherada: bloco celebra 18 anos homenageando entidades femininas do Candomblé

Comemorando 18 anos, o Bloco A Mulherada participa – pela primeira vez – do Furdunço, realizado desde 2014, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Será neste domingo (24/02), sem cordas, e a concentração da Mulherada será a partir das 15h, com 60 mulheres percussionistas no chão e Ala de Canto, uma inovação do Bloco em 2019, que também se estenderá para o Carnaval.

O Bloco A Mulherada nasce de um projeto social que tem como finalidade a defesa dos direitos da mulher negra a partir de ações de combate à discriminação racial e de gênero e estímulo à autoestima e defesa dos direitos civis destas mulheres. As mulheres que embalam as diversas Alas são oriundas de oficinas de capacitação realizadas pelo próprio Bloco ao longo do ano.

No Furdunço, o Bloco A Mulherada levará às ruas o tema “Mistérios da África – as yabás, orixás, mães e rainhas”, em homenagem às raízes ancestrais das mulheres negras simbolizadas na religião de matriz africana pelas YABÁS. São as entidades femininas que, nestes desfiles, serão representadas pelas orixás Iansã, Iemanjá, Oxum e Nanã, com decoração do Mini Trio sob o comando das cores azul, vermelha, amarela e lilás, que simbolizam as divindades.

CARNAVAL – O Bloco A Mulherada terá desfile único na quinta de Carnaval (28/02), às 17h, com o mesmo tema, abraçando a força feminina da religiosidade afro-brasileira. Serão 60 percurssionistas, 30 baianas, 40 rainhas afro, 30 mulheres compondo a Ala Feminista, além de carro alegórico em homenagem às YABÁS, e um conjunto de 100 dançarinas.

O desfile das mulheres será aberto com coreografia das ginastas do Grupo G.R., seguidas das Alas das Baianas, Ala Yabás, Orixás, Mães e Rainhas, a Ala Yabás Contemporâneas, composta por jovens e mulheres negras oriundas das comunidades do Pelourinho, e mais cinco Alas Performáticas, representadas por dançarinas com figurinos que representam as águas e seus milagres, demonstrando relação de cada uma delas com a dança das águas. Serão elas: Ala do Rio Níger; Ala das Águas

Paradas – composta por senhoras integrantes da Irmandade do Rosário dos Pretos (Pelourinho); Ala da Água Doce; Ala da Água Salgada e a Ala Contrato Social – composta por jovens e mulheres negras vítimas da drogadição, moradoras de ocupações urbanas, desempregadas e em conflito com a lei, que compõem a entidade parceira Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA).

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa troca de tiros. A ocorrência...

VERA CRUZ: Homem assassinado dentro de bar em Vera Cruz

Um homem foi morto a tiros dentro de um bar no centro de Mar Grande, em Vera Cruz. O caso aconteceu na tarde deste...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa...
Fundação Jose Silveira

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa...

VERA CRUZ: Homem assassinado dentro de bar em Vera Cruz

Um homem foi morto a tiros dentro de um bar no centro de Mar Grande, em Vera Cruz. O...

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto...

Município de Santo Estêvão ganha modernização de duas escolas estaduais neste sábado (27)

A educação na cidade de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana, ganhou o reforço de duas unidades...