Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

“Solução do problema fiscal do país passa pela retomada da atividade econômica”, defende Florence

Em análise na Comissão Especial, a Reforma da Previdência tem sido criticada por promover o desmonte do Sistema de Seguridade Social e por não apresentar uma alternativa para a crise macroeconômica do país. Durante a reunião deliberativa de hoje (26/06), o deputado federal Afonso Florence defendeu mecanismos para a retomada da atividade econômica e criticou pontos do relatório do Samuel Moreira (PSDB/SP), a exemplo da segregação dos itens do orçamento da Seguridade (Saúde, Assistência e Previdência) o que, na prática, desmonta o Sistema de Seguridade.

Florence criticou a destinação de recursos do FAT para cobertura do déficit do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), extinguindo o “funding” do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) destinado a financiar o setor produtivo. Florence afirma que este dispositivo incluído pelo relator significa o reconhecimento de que a Reforma não resolve o déficit da previdência, e ainda, quebra o BNDES.

Segundo Florence, o déficit da Previdência, manifestado a partir de 2015, é resultado das escolhas macroeconômicas do governo Temer, que estão sendo aprofundadas pelo governo Bolsonaro.
“Estão erradas as premissas de que há déficit e de que a Reforma da Previdência – seja o texto do governo, seja o texto do relator – resolverá o problema fiscal do país. A solução passa pela retomada da atividade econômica. Tem que revogar a emenda constitucional 95, ser retomada uma política de investimento público, inclusive de crédito, para investimento em infraestrutura, investimentos de longo prazo”, defendeu Florence.

Durante sua intervenção, Afonso defendeu a criação, via PEC, de um Fundo Nacional para equilíbrio atuarial dos regimes próprios do governo central e dos governos estaduais, reunindo recursos tributários e não tributários.
“Quero fazer um apelo a Vossa Excelência para que suprima o artigo em que extingue o funding, suprime a destinação dos recursos do FAT, oriundos de PIS/PASEP, para o BNDES. Não haverá retomada da atividade econômica com a manutenção da emenda constitucional 95 e com a extinção do funding do Banco do Nordeste. Não sei de onde partiu essa ideia de atacar o BNDES, atacar a economia brasileira, atacar as empresas brasileiras que precisam de subsídio para investimento na atividade econômica”, criticou.

Para Florence, o fundo pode ser constituído por fontes tributárias e não tributárias estipuladas em regulamento. E, que os tributos recolhidos pelas empresas que captarem empréstimos juntos aos BNDES sejam uma destas fontes.

Unicef incentiva adolescentes a tirar título de eleitor

A um dia do final do prazo para tirar o título de eleitor, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta para...

NA PISTA: Gracyanne Barbosa planeja entrar no OnlyFans após término com Belo

A musa fitness Gracyanne Barbosa, de 40 anos, quer fazer parte da plataforma OnlyFans para produzir conteúdo adulto, após ter sido proibida por Belo....
Fundação Jose Silveira

Unicef incentiva adolescentes a tirar título de eleitor

A um dia do final do prazo para tirar o título de eleitor, o Fundo das Nações Unidas para...
Fundação Jose Silveira

Unicef incentiva adolescentes a tirar título de eleitor

A um dia do final do prazo para tirar o título de eleitor, o Fundo das Nações Unidas para...

NA PISTA: Gracyanne Barbosa planeja entrar no OnlyFans após término com Belo

A musa fitness Gracyanne Barbosa, de 40 anos, quer fazer parte da plataforma OnlyFans para produzir conteúdo adulto, após...

Caminhonete do Corpo de Bombeiros capota na BR-116

Uma caminhonete, veículo oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, capotou na manhã desta segunda-feira (6)...

FEIRA DE SANTANA: Pablo Roberto ironiza “prioridade” do PT e prepara plano de governo

“Esse discurso do Partido dos Trabalhadores de que Feira de Santana é prioridade e tem sido prioridade acontece nos...