Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dia de Luta contra a Gordofobia é comemorado na Câmara de Salvador

Respeito, oportunidade e equidade. As palavras mais ouvidas durante a sessão especial que celebrou o Dia de Luta contra a Gordofobia (10 de setembro) são as que representam os maiores desejos das mulheres gordas. A atividade foi presidida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) e realizada em parceria com o Movimento Vai Ter Gorda, na noite desta terça-feira (10/09), no Plenário Cosme de Farias.

98aec38c209bfba58307258e91673285 1568161383 lg

A sessão especial debateu questões relacionadas aos avanços e desafios da mulher gorda na sociedade e destacou a importância do respeito às diferenças. “Já venho acompanhando esse movimento há algum tempo e isso me motivou a propor a lei que garante o acesso dos gordos pela porta de desembarque dos ônibus, a fim de evitar o uso da catraca”, destacou Hélio.

f51afe441e8f7e3237ab67312a7c9e23 1568157662 lg

“É uma data para reforçar o respeito e os direitos da pessoa gorda. O projeto de lei do vereador Hélio é muito importante. É necessário também pensar políticas públicas, sensibilizar o município sobre essas questões e combater o preconceito”, disse a vereadora Marta Rodrigues (PT).

6883f2afc7ef2384236ca90390af88cd 1568161383 lg

“Estou feliz em ver o engajamento dessa Casa no combate à gordofobia e defesa dos direitos dessa parcela da população. A diversidade não pode nunca ser alvo de preconceito”, ressaltou a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).

b020093543b13787fd4455fb26784845 1568161383 lg

A coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda e 1ª Miss Plus Size Bahia, Adriana Santos, falou da importância da data para ajudar a reafirmar a luta. “Celebrar esse dia e também esse projeto proposto pelo vereador nos fortalece. A Lei de Combate à Gordofobia, que também está em tramitação nesta Casa, trará direitos importantes para nós”, reforça a militante.

Na sessão especial, foram homenageadas personalidades reconhecidas pela atuação e militância contra a gordofobia. As apresentações culturais foram feitas pelo Grupo de Samba Poder Grisalho, pela Orquestra de Berimbau e pelo Grupo Ritmo Plus.

A mesa foi composta pelos já citados e pela representante da secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, a assessora Rosa Cabral; pela coordenadora do Vai Ter Gorda, Maria França; pela psicóloga Ana Paula Almeida e pelo produtor de moda Rai Silva.

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro....

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em Salvador. O caso aconteceu na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro...
Fundação Jose Silveira

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro...

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de...

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem executado com disparos de arma de fogo no Alto do Cabrito

Um homem, identificado como Dennis Lorenco de Castro Belchior, de 37 anos, foi morto a tiros na Rua Carlos...