Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Número de aberturas de lojas no comércio desacelera no 1º semestre

O comércio brasileiro ganhou um adicional de 3.328 novas lojas no 1º semestre, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O número refere-se a diferença entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais com postos de trabalho e aponta uma desaceleração do ritmo de recuperação do setor, que viu fechar mais de 220 mil lojas no país entre 2015 e 2017.

O número de abertura líquida de lojas nos 6 primeiros meses do ano ficou abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (4.999) e corresponde à metade das aberturas do 2º semestre de 2018 (6.730).

Dentre os segmentos dos varejos, os hiper e supermercados foram os que mais abriram novos pontos de atendimento no 1º semestre em números absolutos (+2.716), seguidos pelas lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (+450) e pelo ramo de farmácias, drogarias e perfumarias (+397). Já as lojas de materiais de construção foram as que mais fecharam portas (-456). O resultado também ficou negativo nos ramos de móveis e eletrodomésticos (-162), informática e comunicação (-68) e combustíveis e lubrificantes (-58).

Regionalmente, os estados que mais abriram lojas de janeiro a julho foram São Paulo (+1.134), Paraná (+713) e Mato Grosso (+576). Por outro lado, Rio de Janeiro (-110), Bahia (-260) e Ceará (-313) fecharam estabelecimentos.

Para a CNC, a desaceleração da abertura de novas lojas é “reflexo do fraco nível de atividade da primeira metade de 2019”.

“A crise no varejo brasileiro teve início em 2014, quando as vendas encolheram pela primeira vez em onze anos (-1,7% em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE). Nos dois anos seguintes, o quadro se agravou, com o comércio apurando perdas reais de faturamento de 8,6% e 8,7% em 2015 e 2016, respectivamente. Assim, o setor acumulou retração de 20% no volumes de vendas naqueles três anos”, observa a confederação.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...