Posto de Vitória da Conquista é interditado por fraude contra o consumidor

A força-tarefa da operação Posto Legal interditou nesta quinta-feira (28) o posto Tangará, em Vitória da Conquista, que fica assim proibido de comercializar combustíveis após relatório técnico do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade ( Ibametro) demonstrar fraude significativa contra o consumidor, levando à instauração de inquérito policial e à cassação, pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), da inscrição do estabelecimento no ICMS, o que impede a emissão de notas fiscais. Dispositivo utilizado pelo posto subtraía até 1.600 ml a cada 20 litros vendidos, erro muitas vezes superior ao máximo permitido nesse tipo de medição metrológica, que é de 60 ml a cada 20 litros.

O inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para apurar a prática de crime contra a ordem econômica e o delito de fraude processual. Deflagrada com o objetivo de assegurar o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade do combustível vendido ao consumidor baiano, a operação Posto Legal reúne, além do Ibametro, da Sefaz-Ba e da Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), a Polícia Militar e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A meta é fiscalizar todos os estabelecimentos do setor na Bahia.

Os ensaios metrológicos foram realizados em todas as bombas do posto. O erro mínimo encontrado nas medições contra o consumidor registrou o volume de 1200 ml. De acordo com o relatório do Instituto, um dispositivo conectava um compressor de ar à bomba de combustível, impactando na medição final e no valor pago pelo consumidor. O posto foi autuado pelo Ibametro e está sujeito a multa de R$ 1,5 milhão, após finalizado o processo administrativo.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, a inscrição estadual do posto foi cassada com base no artigo 2º do parágrafo 3º da Lei 9.655/2005. O texto prevê que o estabelecimento pode ser tornado inapto caso seja constatada violação ou instalação de dispositivo destinado a alterar a quantidade do combustível vendido ao consumidor.

Outras fraudes

Deflagrada em agosto, a Operação Posto Legal tem identificado fraudes significativas no combustível vendido em postos baianos, a exemplo da gasolina contendo mais de 90% de etanol anidro, à venda em um posto do município de Anguera. O estabelecimento localizado na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, teve suas bombas lacradas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), e após a confirmação da fraude por laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) a sua inscrição no ICMS foi suspensa pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

Em agosto, houve o flagrante de um posto em Conceição do Jacuípe, no Recôncavo Baiano, que armazenava gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%. O estabelecimento foi imediatamente impedido de operar pela Sefaz-BA e sofreu sanções também da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Procon-BA, mas foi reaberto por meio de liminar.

Outro caso encontrado pela Posto Legal foi o de um posto de gasolina em Porto Seguro, no Extremo Sul do estado, que teve um tanque e quatro bicos de combustível interditados pela por comercializar gasolina comum contendo mais de 30% de etanol anidro. Embora mais próxima do limite legal, a proporção configura combustível fora das especificações, por isso, junto com a interdição, o estabelecimento foi notificado pela ANP e foi instado a procurar uma distribuidora para reprocessamento do produto de forma a torná-lo próprio para consumo.

TRÁFICO INTERROMPIDO: PM prende suspeito com kit do crime em Candeias

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (05/08), no bairro Menino Jesus, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. De...

Influenciador Boca de 09 é acusado de intolerância religiosa após comentário sobre candomblecista

O influenciador digital baiano Vinícius Oliveira Santos, conhecido como Boca de 09, de 17 anos, está sendo acusado de intolerância religiosa por internautas após...
Fundação Jose Silveira

TRÁFICO INTERROMPIDO: PM prende suspeito com kit do crime em Candeias

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (05/08), no bairro Menino Jesus, em Candeias,...

TRÁFICO INTERROMPIDO: PM prende suspeito com kit do crime em Candeias

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (05/08), no bairro Menino Jesus, em Candeias,...

Influenciador Boca de 09 é acusado de intolerância religiosa após comentário sobre candomblecista

O influenciador digital baiano Vinícius Oliveira Santos, conhecido como Boca de 09, de 17 anos, está sendo acusado de...

Piscina Olímpica da Bahia será local de treino das seleções do Campeonato Mundial de Polo Aquático Feminino Sub-20

A partir das 17h desta quarta-feira, 6 de agosto, a piscina olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, em Salvador,...

CLIMA DE GUERRA: Facções rivais espalham terror na madrugada em Fazenda Coutos

A guerra do tráfico voltou a apavorar moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Na madrugada desta quarta-feira (06/08), criminosos...