Governo lança canais digitais de atendimento contra a violência doméstica durante a pandemia

Para combater a violência familiar e doméstica durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está tomando medidas emergenciais. Nessa quinta-feira (2), o ministério lançou plataformas digitais dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

Com a novidade, a Ouvidoria amplia o alcance dos serviços do Disque 100 e do Ligue 180 para o meio digital com o lançamento do aplicativo Direitos Humanos Brasil e de portal exclusivo. A medida visa enfrentar um dos fenômenos observados em outros países que também passam por período de confinamento: com agressores e vítimas sob o mesmo teto 24h por dia, a busca por canais de denúncia via telefone tende a diminuir, uma vez que a pessoa agredida não consegue pedir ajuda reservadamente.

Para a ministra Damares Alves, trazer para o mundo digital os serviços do Disque 100 e do Ligue 180 é um passo fundamental para combater a violência doméstica. “Todos nós estamos trabalhando incansavelmente e buscando soluções diante dos novos desafios. Com essas medidas, queremos ampliar a rede de acolhimento e proteção dos direitos humanos para garantir a efetividade das políticas públicas”, disse a ministra.

“Além da própria vítima, será fundamental a participação dos vizinhos e de toda a sociedade nesse momento, para que denunciem as situações de violência. Tanto no site, quanto no aplicativo, será possível enviar fotos, vídeos e documentos que comprovem a situação de violência”, explicou o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando Pereira.

O ouvidor nacional dos direitos humanos também destacou que, em uma segunda versão, que será disponibilizada em breve, serão adicionadas funcionalidades para pessoas com deficiência e analfabetos.

“Com o aumento do número de ligações recebidas na Ouvidoria por conta do novo coronavírus, juntamos esforços para fazer o lançamento do app e do site o mais breve possível. Ainda adicionaremos funcionalidades como chat, vídeo chamada em Libras e gravação de denúncias em áudio, garantindo a acessibilidade e a abrangência do serviço”, disse.

Aplicativo

Batizado de Direitos Humanos BR, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e apresenta um passo a passo completo para que o denunciante registre a reclamação de maneira prática e segura.

Após fazer um breve cadastro, o denunciante pode registrar violências contra mulheres, crianças ou adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros grupos sociais. Há a opção de anexar arquivos, como fotos e vídeos.

Site

O site ouvidoria.mdh.gov.br que também poderá ser acessado dos endereços disque100.mdh.gov.br e ligue180.mdh.gov.br, além de ofertar os serviços usuais, disponibiliza áreas com indicadores sobre violências com base em levantamentos feitos pela ONDH, notícias relacionadas com o tema e perguntas frequentes.

Esta última área apresenta informações diretas e relevantes, relacionadas com direitos do idoso e da mulher, definições de algumas doenças e até como lidar com vítimas.

Outra inovação importante para brasileiros que se encontram fora do País foi a ampliação do Disque 100 para o exterior. O serviço já está disponível para outros 50 países. Antes, o serviço era restrito ao Ligue 180, para atendimento de mulheres brasileiras em situação de violência doméstica. Além de receber denúncias, o canal de atendimento também fornece informações sobre eventuais pedidos de ajuda.

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I, no bairro Cia Sul, em...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas, promovendo cidadania e resgatando a...
Fundação Jose Silveira

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas,...

Conder avança na execução das obras do Abaeté, que receberá nova sede para as Ganhadeiras de Itapuã

As obras de requalificação do Centro de Atividades do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, seguem em ritmo acelerado...

‘O arrocha nasceu aqui’: Prefeitura divulga horário dos shows da Bodega do Pablo, Tayrone e Theuzinho

No próximo dia 14 de agosto, o município de Candeias vai completar 67 anos de emancipação política. E para...