Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ministro do STF encaminha pedido de prisão de Bolsonaro à PGR

Marco Aurélio Cunha, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou pedido de prisão contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Procuradoria Geral da República, nesta segunda-feira (6/4). Ele é resultado de um conjunto de representações feito por um advogado de Campinas, um deputado petista e a oposição no Congresso Nacional. Todos eles buscam enquadrar o presidente em crimes do Código Penal. Atualmente, as ações estão sob apreciação do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.

Um dos pedidos cita o crime de epidemia, que tem pena de cinco a 15 anos e prevê a propagação de germes patogênicos. Além disso, a representação menciona o artigo 268, que dá até um ano de prisão, e se refere ao descumprimento de medida sanitária preventiva.

As justificativas contra o presidente mencionam, ainda, as declarações públicas em que desincentivou ou criticou políticas de isolamento, um decreto que liberou igrejas da quarentena do coronavírus, a caminhada que fez ao lado de apoiadores para pedir a volta do comércio e o encontro com manifestantes pró-governo no dia 15 de março.

Sete partidos se juntaram para pedir o afastamento de Bolsonaro (PT, PDT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede e PCB). Nesta segunda, eles protocolaram uma notícia crime contra o presidente. As legendas usam os artigos 267 e 268, além de alegar que Bolsonaro cometeu prevaricação em razão de “editar Decreto, ato de ofício, apenas para satisfazer seu sentimento pessoal”, se referindo à decisão do governo que incluiu igrejas e casas lotéricas entre serviços essenciais, além de apontarem incitação ao crime.

Nenhum pedido teve análise preliminar feita pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que encaminhou todos para a Procuradoria-Geral da República Uma vez nas mãoes do subprocurador-geral Humberto Jacques Medeiros, ele deve analisar os casos e decidir pelo arquivamento ou a continuidade do processo. 

A 200 dias dos Jogos da Juventude 2024, COB abre inscrições para voluntários

No marco de 200 dias para os Jogos da Juventude 2024, o Comitê Olímpico do Brasil abriu as inscrições para o programa de voluntários...

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa troca de tiros. A ocorrência...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

A 200 dias dos Jogos da Juventude 2024, COB abre inscrições para voluntários

No marco de 200 dias para os Jogos da Juventude 2024, o Comitê Olímpico do Brasil abriu as inscrições...
Fundação Jose Silveira

A 200 dias dos Jogos da Juventude 2024, COB abre inscrições para voluntários

No marco de 200 dias para os Jogos da Juventude 2024, o Comitê Olímpico do Brasil abriu as inscrições...

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa...

VERA CRUZ: Homem assassinado dentro de bar em Vera Cruz

Um homem foi morto a tiros dentro de um bar no centro de Mar Grande, em Vera Cruz. O...

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto...