Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Quem é esse cara? Emanoel, o taxista bom de briga do ZapZap

Todos os dias ele participa ao vivo de pelo menos 12 programas em 4 rádios de Salvador e o tom é sempre o mesmo: porrada nos políticos. Nas redes sociais, integra 62 grupos de WhatsApp e adora provocar os assessores parlamentares: “Muitos deles não fazem nada, ficam só dando cheiro. Eles tem que honrar o que eles ganham. E eu pago meus impostos, então, tenho que cobrar”, esbravejou.

Afinal de contas, quem é esse “cara” encrenqueiro e bom de briga? Será que ele é parecido com o ex-campeão do UFC Júnior Cigano? Será que ele é faixa-preta de Jiu Jitsu? Não! Emanoel Andrade, de 48 anos de idade, tem 1,57 de altura, pesa 86 quilos, é filho da Rainha do Mar Iemanjá e já sofreu até bullying na escola: “Eu era chamado de Parmalat onde eu estudava no Polivalente do Cabula. Lá só tinha negro e aí na hora do bába me chamavam assim. Mas eu não importo, não. Eu levo na boa”, revela. Mas o que deixa Emanoel virado na zorra mesmo é o descaso do poder público: “Essa Transalvador e essa Getaxi é um absurdo. A gente fica cobrando ações e eles não fazem nada. Agora mesmo os taxistas no carnaval ficaram abandonados por parte de Fabio Mota, Seu Fabrizzio Muller e Seu Marcelo Santana”, afirma.

Sempre atento aos problemas da cidade, ele roda 200 quilômetros em média por dia e denuncia tudo o que ver entre uma corrida e outra. A nova causa de Emanuel é a iluminação da Rua dos Beija-flores, final de linha do Resgate: “Já tem seis meses cobrando de Rosemma Maluf e não resolve. Os técnicos já foram no local, mas a secretária não autoriza. Eu quero saber o motivo! São seis lâmpadas amarelas, sendo duas queimadas e não dá pra ver nada. E com isso tem muitos assaltos. Eu quero iluminação lá de led, igual a da rua direta do Santo Antônio”, cobrou ele no grupo de WhatsApp Política do Brasil, onde tem um rival a altura: “Esse tal de Miro do PT enche meu saco, mas eu não como reggae, não. Bato de frente com qualquer um. Esse Miro do PT fica esculhambando o prefeito e me chamando de piru. Aí eu pego ar”.

O Informe baiano perguntou ao Taxista Bom de Briga se ele sonha em virar político e a reposta foi direta: “Claro que não. Nem vereador, nem sindicato”, bradou. Mas Emanuel revela que participa de um grupo “fechado” de amigos que discute política, faz doações para instituições carentes e traça estratégias para atuar nas rádios e no grupos de zap: “A gente se reuni pessoalmente e cada um é de um bairro. Tem eu, Daniel Leal, Capinam, Jair Ferreira, Muzenza, Pastor Ricardo e Lindaiá. Só irmãos”, disse.

O taxista bom de briga não tem facebook, nem instragam, mas se quiser ver ele pessoalmente é só ir na Praça da Sé, em frente a prefeitura ou escutar os programas de jornalismo popular nos rádios de Salvador. Ah, e tem ainda os grupos de WhatsApp.

Ciclismo toma ruas da Pituba neste domingo

O Diretor Geral de Esportes de Salvador, Felipe Lucas, participou da abertura da competição Bora de Bike 2024, neste domingo (28), com largada na...

ATO FALHO? Kanu chama Vitória de “vice” após o Bahia ganhar do Grêmio

Após o Bahia ganhar de 1 a 0 do Grêmio, na Arena Fonte Nova, neste sábado (27/04), o zagueiro Kanu deu entrevista pós-jogo. Ele...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Ciclismo toma ruas da Pituba neste domingo

O Diretor Geral de Esportes de Salvador, Felipe Lucas, participou da abertura da competição Bora de Bike 2024, neste...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Ciclismo toma ruas da Pituba neste domingo

O Diretor Geral de Esportes de Salvador, Felipe Lucas, participou da abertura da competição Bora de Bike 2024, neste...

ATO FALHO? Kanu chama Vitória de “vice” após o Bahia ganhar do Grêmio

Após o Bahia ganhar de 1 a 0 do Grêmio, na Arena Fonte Nova, neste sábado (27/04), o zagueiro...

PM erradica 10.000 pés de maconha em Monte Santo

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – Nordeste) e do 5º BPM debelaram uma plantação de...

SEGURANÇA REFORÇADA: Ônibus circulam normalmente e comércio segue aberto em São Cristóvão

Ônibus circulando e comércio aberto no bairro de São Cristóvão, que conta com reforço das ações das Forças da...