Inscrição no Simples Nacional se encerra em 31 de janeiro

Termina no dia 31 de janeiro o prazo para que microempresas e empresas de pequeno porte solicitem a inclusão no regime de tributação do Simples Nacional. O Simples tem regras tributárias simplificadas para empresas que se classificam abaixo de uma determinada faixa de faturamento anual. O resultado da inclusão será divulgado em 15 de fevereiro.

No caso das microempresas, o limite de faturamento assistido pelo programa é de R$ 360 mil e para as empresas de pequeno porte, o valor é de R$ 4,8 milhões.

De acordo com a Receita Federal, as empresas que já estão em atividade e que tiverem a solicitação aceita, o Simples valerá em caráter retroativo a partir de 1° de janeiro deste ano.

Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham decorridos 60 dias da data de abertura do CNPJ.

A solicitação deve ser feita por meio do portal do Simples Nacional. A empresa deverá declarar que não apresenta qualquer situação impeditiva à opção pelo Simples Nacional prevista na legislação.

“A verificação é feita pela Receita Federal, estados, DF e municípios, em conjunto. Portanto, a empresa não pode possuir pendências cadastrais e/ou fiscais, inclusive débitos. Durante o período da opção, é permitido o cancelamento da solicitação pelo Simples Nacional, salvo se o pedido já houver sido aprovado”, informou a Receita.

A Receita lembra ainda que a microempresa ou empresa de pequeno porte já optante pelo Simples Nacional não precisa fazer nova opção. O órgão também ressalta que enquanto não for vencido o prazo para a solicitação da opção, o contribuinte poderá regularizar as pendências impeditivas ao ingresso no Simples Nacional liquidando ou parcelando débitos, dentre outras possibilidades.

Para empresas já em atividade, a Receita informou que vai realizar processamentos parciais nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro com o objetivo de deferir as solicitações que apresentaram pendências regularizadas no prazo.

“Caso o contribuinte tenha regularizado parcialmente as pendências, serão apresentadas somente as que restarem e a solicitação poderá ser aprovada antes do resultado final caso todas as pendências sejam resolvidas no prazo. O resultado final da opção será divulgado em 15 de fevereiro”, informou a Receita.

Anderson Ninho rebate Aladilce e diz que sistema de regulação é “indefensável”

Durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (11/08), o vereador Anderson Ninho (PDT) rebateu a colega Aladilce Souza (PCdoB), que defendeu o...

Prefeito de Santo Amaro discute com IPHAN restauração da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Nesta terça-feira (12/08), o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, participou de uma reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)...
Fundação Jose Silveira

Anderson Ninho rebate Aladilce e diz que sistema de regulação é “indefensável”

Durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (11/08), o vereador Anderson Ninho (PDT) rebateu a colega Aladilce...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Anderson Ninho rebate Aladilce e diz que sistema de regulação é “indefensável”

Durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (11/08), o vereador Anderson Ninho (PDT) rebateu a colega Aladilce...

Prefeito de Santo Amaro discute com IPHAN restauração da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Nesta terça-feira (12/08), o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, participou de uma reunião com o Instituto do Patrimônio...

PM prende suspeito de tráfico em Alcobaça

Policiais Militares da 88ª CIPM apreenderam droga e detiveram um homem suspeito de tráfico, na noite de segunda-feira...

Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.191, que isenta do pagamento do Imposto de...