Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Saiba qual é a palavra que o governador Rui Costa não gosta de ouvir

José Carlos Teixeira*

“Palavra prima
Uma palavra só, a crua palavra
Que quer dizer tudo”
(Uma palavra, de Chico Buarque)

Sabem os leitores qual a palavra que o governador Rui Costa não pode ouvir sem sair do sério, sobretudo quando ela é proferida por várias pessoas, ou melhor, gritadas em coro, como naquelas boas manifestações de protesto que o PT fazia antigamente, antes de ser governo?
Não, gentil leitora. Não é o nome do candidato a governador da oposição. Ele mesmo até pronuncia o nome de ACM Neto. Para falar mal, é claro, afinal, são adversários políticos e estão em plena campanha eleitoral, embora oficialmente ela só deva começar em agosto.

Também errou, apressado leitor. Não é “Ideb”, aquele índice que mede a qualidade do ensino e no qual a Bahia tem o sexto pior desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental, o segundo pior nos anos finais e o terceiro pior no ensino médio. Situação que a oposição não se cansa de ficar relembrando, como se não tivesse outra coisa para fazer.

Também não é “respiradores”, embora o governador não esconda a irritação quando os deputados da oposição, volta e meia, lhe cobram esclarecimentos sobre o intrincado caso da compra de um lote desse tipo de equipamento médico feita pelo governo baiano, que nunca recebeu a mercadoria, embora tenha feito o pagamento antecipadamente.

Como ocorre com qualquer pessoa, algumas palavras provocam irritação e outros sentimentos negativos em Rui Costa, além das já citadas. Bolsonaro, é uma delas. Leão, outra (esta, porém, só mais recentemente, depois que seu parceiro, o vice-governador João Leão, bandeou-se para a oposição).

Mas há uma que mais lhe desperta tais sentimentos de desagrado: “Cabula”, o nome de um bairro da capital. Isso mesmo: Cabula!
A origem de tal ojeriza está em uma operação da Polícia Militar ocorrida em 5 de fevereiro de 2015, que resultou na morte a tiros de 12 jovens negros, entre eles quatro adolescentes. Um fato que chocou a população, ficou conhecido como “a chacina do Cabula” e teve repercussão internacional.

Na época, numa tentativa canhestra de livrar a cara dos policiais, Rui Costa disse que a polícia age com um artilheiro na frente de um gol, que tem de decidir, em alguns segundos, como é que ele vai botar a bola dentro. E comparou:
“Depois que a jogada termina, se foi um golaço, todos os torcedores da arquibancada irão bater palmas e a cena vai ser repetida várias vezes na televisão. Se o gol for perdido, o artilheiro vai ser condenado, porque se tivesse chutado daquele jeito ou jogado daquele outro, a bola teria entrado.”

A Polícia Civil concluiu que os nove policiais que participaram da operação foram recebidos a bala e agiram em legítima defesa, mas uma investigação paralela do Ministério Público, com base em laudos técnicos, indicou que foram execuções sumárias.
O inquérito foi encaminhado à Justiça e julgado em menos de um mês – um raríssimo caso de celeridade no Judiciário baiano –, com a absolvição dos nove policiais. O Ministério Público, porém, conseguiu anular a sentença, alegando irregularidades no julgamento, e o processo segue mofando nas prateleiras do Tribunal de Justiça.

Desde então, tornou-se comum alguém ou um grupo de pessoas, em aparições públicas do governador, gritar: Cabula! Cabula! Cabula! Até mesmo em eventos internos do PT, como na etapa do 5º congresso nacional do partido realizada em Salvador, em junho de 2015.

Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva e de outros figurões do comando nacional do PT, um constrangido governador Rui Costa atravessou a plateia lotada do centro de convenções do Hotel Pestana ouvindo “Cabula! Cabula! Cabula!…”, gritado em coro por um grupo de filiados negros.

Também desde então, a Polícia baiana segue se comportando como um artilheiro em frente ao gol. A Bahia é o segundo estado que mais mata em operações policiais, atrás somente do Rio de Janeiro, segundo pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).

Em tempo: Nei Lopes, no Dicionário Banto do Brasil, diz que cabula tem a mesma raiz de encabular, este relacionado ao quimbundo kulebula, no sentido de “envergonhar”.

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...