Presidente de Botsuana ameaça enviar 20 mil elefantes para a Alemanha

Na terça-feira (02/04), o presidente de Botsuana ameaçou enviar 20 mil elefantes de “presente” para a Alemanha, em meio a um acalorado debate sobre conservação ambiental. O embate teve início no início deste ano, quando o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha propôs regulamentar a importação de troféus de caça.

Em resposta, o presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, afirmou que a decisão só serviria para empobrecer seu país. Masisi destacou que, devido aos esforços de conservação, a população de elefantes em Botsuana aumentou significativamente, e a caça é vista como uma medida para manter o equilíbrio ambiental.

“Os alemães deveriam aprender a coexistir com os animais da maneira como nos é ensinado a fazer. E não estou fazendo uma brincadeira”, explicou Masisi ao jornal alemão Bild.

Com quase um terço da população mundial de elefantes, cerca de 130 mil animais, Botsuana enfrenta desafios de superpopulação desses mamíferos. Isso tem resultado em danos às propriedades, perdas de colheitas agrícolas e casos em que elefantes atropelam moradores locais.

Nos últimos meses, Botsuana tomou medidas para mitigar o problema, doando 8 mil elefantes para Angola e oferecendo outros cem para Moçambique para controlar a população desses animais em seu território.

O presidente Masisi também disse que sua intenção é oferecer o mesmo “presente” à Alemanha e declarou que não aceitará um “não” como resposta.

Enquanto isso, grupos de defesa dos direitos dos animais têm clamado pela proibição da caça de troféus, argumentando que é uma prática cruel. Embora Botsuana tenha proibido a caça em 2014, as restrições foram aliviadas em 2019, sob pressão de certas comunidades locais. O país impôs limites anuais à caça, defendendo que isso não só beneficia a economia local, mas também desencoraja a caça ilegal de animais selvagens.

No entanto, a Alemanha, juntamente com outros países, está sob crescente pressão para garantir que a importação de troféus de caça seja sustentável e legal. Enquanto isso, Botsuana continua a argumentar a favor da venda de suas reservas de marfim, apesar das objeções de países da África Oriental e grupos de direitos dos animais, que temem que isso incentive a caça ilegal desses animais ameaçados.

Bahia goleia o Paysandu por 4 a 0 e avança às oitavas da Copa do Brasil

O Bahia não tomou conhecimento do Paysandu e garantiu, com autoridade, sua classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Em partida realizada...

Nova Tarifa Social de Energia Elétrica vai beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira (21/5), a Medida Provisória da Reforma do Setor Elétrico. Ao todo, mais de 60 milhões de brasileiras e...
Pefeitura Municipal de Salvador

Bahia goleia o Paysandu por 4 a 0 e avança às oitavas da Copa do Brasil

O Bahia não tomou conhecimento do Paysandu e garantiu, com autoridade, sua classificação às oitavas de final da Copa...
Prefeitura Vitoria da Conquista

ATAQUE NA CÂMARA: Deputado Hilton Coelho será alvo do Conselho de Ética da ALBA

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) vai enfrentar uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia...

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador

A vereadora Marcelle Moraes (UB) repudia as cenas de violência ocorridas na tarde desta quinta-feira (22), no plenário da...

Escola de Dança da Funceb exibe doc e promove bate-papo com Inaicyra Falcão

A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult-BA) promoverá, na sexta-feira (23), das 10h30 às...

Polícia Técnica utiliza novo software para confirmar identificação de pessoas durante Operação Força Total

A Polícia Técnica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), iniciou na manhã de hoje (22), em fase...