Capitão Alden defende projeto para punir resistência à abordagem policial

O deputado federal Capitão Alden (PL), membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, reiterou a urgência da aprovação do Projeto de Lei nº 954/2024, de sua autoria, que visa punir quem resistir à abordagem policial.

A declaração do parlamentar veio após um incidente nesta segunda-feira (12), no bairro de São Cristóvão, em Salvador, onde uma viatura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi atingida por tiros. Apesar do ataque, os policiais não ficaram feridos e conseguiram prender o suspeito.

O PL 954/2024 propõe alterações na lei 14.197/2021 para criminalizar ações de resistência com o uso de violência ou grave ameaça durante abordagens policiais. “O projeto visa garantir a efetividade das ações policiais, tornando crime a oposição de resistência nas situações de controle, contenção, imobilização ou condução de suspeitos”, destacou Alden.

O parlamentar baiano criticou a atuação do governo de Jerônimo Rodrigues (PT), acusando-o de “terceirizar” suas responsabilidades e de lidar com o problema como uma “herança maldita” das gestões anteriores de Jaques Wagner e Rui Costa.

O texto do PL nº 954/2024 estabelece penalidades que variam conforme a gravidade da infração. Para casos de resistência com violência ou grave ameaça contra agentes de segurança pública durante abordagens, controles, contenção, imobilização ou condução de suspeitos, a punição prevista é de reclusão de dois a oito anos, podendo a pena ser aumentada de metade até o dobro se armas de fogo ou brancas forem utilizadas.

Se o suspeito ou terceiros subtraírem ou tentarem subtrair a arma dos agentes, a pena aumenta para reclusão de quatro a doze anos. A mesma penalidade é aplicada se, durante a fuga, o suspeito disparar contra terceiros para retardar a perseguição ou obrigar os agentes a prestar socorro, ou se utilizar um veículo, expondo terceiros a risco ou causando danos.

GOL DE TIME GRANDE! Bahia ganha do Ceará e está na final da Copa do Nordeste

O Bahia ganhou do Ceará com um gol nos acréscimos, na noite desta quarta-feira (20/08), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jogo foi...

Revalida 2025/2: nota de corte da primeira fase fica em 61 pontos

Os participantes da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior...
Fundação Jose Silveira

GOL DE TIME GRANDE! Bahia ganha do Ceará e está na final da Copa do Nordeste

O Bahia ganhou do Ceará com um gol nos acréscimos, na noite desta quarta-feira (20/08), na Arena Fonte Nova,...

GOL DE TIME GRANDE! Bahia ganha do Ceará e está na final da Copa do Nordeste

O Bahia ganhou do Ceará com um gol nos acréscimos, na noite desta quarta-feira (20/08), na Arena Fonte Nova,...

Revalida 2025/2: nota de corte da primeira fase fica em 61 pontos

Os participantes da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos...

Palestra apresenta programa Bahia Estado Voluntário a servidores da Secom-BA

Com o tema “O Poder de Fazer a Diferença”, a coordenadora da plataforma do programa Bahia Estado Voluntário (BEV),...

Justiça atende pedido do MPBA e determina que Município de Laje garanta tratamento de saúde a pessoa idosa

O Município de Laje deverá garantir, por decisão da Justiça, tratamento de saúde a pessoa idosa, diagnosticada com edema...