Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“O distritão significa afastar o povo da vida política”, dispara Bebeto Galvão

O deputado federal baiano Bebeto Galvão (PSB) fez duras críticas contra as mudanças eleitorais previstas na reforma política (PEC 77/03) nesta terça (22). Um dos alvos foi a proposta do “distritão”, modelo no qual sugere que os eleitos seriam os mais votados em cada estado. Hoje, deputados e vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, em que as cadeiras das câmaras e assembleias são divididas de acordo com o desempenho nas urnas do partido ou coligação.

“O Brasil vive uma grave crise. Essa, como as demais crises que nós tivemos, nas décadas de 80 e 90, estão associadas ao sistema eleitoral brasileiro. A sociedade cansou. Nós queremos construir um novo sistema eleitoral e político brasileiro. Eu defendo uma constituinte exclusiva, mas lamentavelmente a elite política apresenta como resposta para as suas permanências através dos seus respectivos partidos um sistema eleitoral chamado distritão, que só existe em três países”, afirmou Bebeto.

Ainda de acordo com o parlamentar, o “distritão significa afastar o povo da vida política e não permitir que as minorias participem das eleições”.

“O distritão é a volta do personalismo, do caciquismo político. O distritão afasta as minorias do processo de disputa eleitoral, aprofunda o autoritarismo e não valoriza democraticamente a participação do povo brasileiro nas eleições. Por isso, sou contra o distritão e na Câmara dos Deputados, estarei na linha de frente contra esse sistema eleitoral. Queremos mais democracia e não personalismo político”, finalizou Bebeto.

Pela proposta na pauta, esses políticos passariam a ser eleitos pelo sistema majoritário em 2018 e 2020 e pelo sistema distrital misto a partir de então. No distrital misto, metade dos representantes eleitos serão os mais votados no distrito e os demais serão escolhidos por uma lista preordenada pelos partidos políticos.

A votação foi adiada nesta terça-feira (22) pela segunda vez, pois não houve acordo entre os parlamentares sobre como seria feita a análise do projeto durante a sessão.

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado,...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município de Firmino Alves. Durante patrulhamento no...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
Fundação Jose Silveira

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município...

‘NEM O TEMPO CURA’: Thales Bretas posta texto emocionante sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo

Thales Bretas, viúvo do humorista Paulo Gustavo, escreveu um texto emocionante sobre os três anos sem o marido, que...

Juazeiro conquista mais uma ambulância através do deputado Jordávio Ramos

O município de Juazeiro vai receber mais uma ambulância, através do deputado estadual, Jordávio Ramos. Nesta segunda-feira (6), a...