Teto para reajuste de medicamentos é publicado; entenda

Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União, estabelece o novo teto de preços de remédios vendidos em farmácias e drogarias de todo o país.

Com a publicação, empresas detentoras de registro de medicamentos poderão ajustar os preços de seus remédios, sendo o ajuste máximo permitido da seguinte forma:

– nível 1: 5,06%;
– nível 2: 3,83%;
– nível 3: 2,60%.

A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, a Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.

Cálculo
Para a definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e os custos não captados pela inflação, como o câmbio, a tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Entenda
As farmácias e drogarias, assim como os laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preço acima do permitido pela CMED. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – fixarem o preço de cada produto, respeitados o teto legal e estratégias diante da concorrência.

Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior.

Lista de medicamentos
A lista com os preços máximos que podem ser cobrados por cada produto fica disponível no site da Anvisa e é atualizada mensalmente.

Segundo a agência, a legislação prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso a medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população.

Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.

Irregularidades
De acordo com a CMED, além da lista da Anvisa, os consumidores podem consultar revistas especializadas na publicação de preços de medicamentos, que devem ser disponibilizadas obrigatoriamente pelas farmácias e drogarias.

“Essas revistas não devem ser confundidas com o material de publicidade do estabelecimento e os preços nelas contidos podem ser menores que aqueles da lista da CMED, pois refletem descontos concedidos pela indústria, mas jamais superiores.”

Caso o consumidor encontre irregularidades, a orientação é acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncias diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.

Nova Delegacia Territorial de Miguel Calmon reforça ações de inteligência no município

Situada na área conhecida como Parque dos Cavalos, em Miguel Calmon, a nova Delegacia Territorial (DT) do município foi inaugurada na manhã desta quinta-feira...

Inquilino e cúmplices matam filho de proprietário após cobrança de aluguel

Quatro homens foram presos nesta quarta (13), pelo assassinato de um homem de 38 anos em Itajaí, Santa Catarina. O crime ocorreu no último...
Fundação Jose Silveira

Nova Delegacia Territorial de Miguel Calmon reforça ações de inteligência no município

Situada na área conhecida como Parque dos Cavalos, em Miguel Calmon, a nova Delegacia Territorial (DT) do município foi...

Nova Delegacia Territorial de Miguel Calmon reforça ações de inteligência no município

Situada na área conhecida como Parque dos Cavalos, em Miguel Calmon, a nova Delegacia Territorial (DT) do município foi...

Inquilino e cúmplices matam filho de proprietário após cobrança de aluguel

Quatro homens foram presos nesta quarta (13), pelo assassinato de um homem de 38 anos em Itajaí, Santa Catarina....

FURTO E MINERAÇÃO: Mais de uma tonelada de cabos é recuperada e homem é preso em operação da polícia em Salvador

Mais de uma tonelada de cabos de alumínio de energia elétrica e cerca de 100 kg de cabos de...

‘Entre Marés e Tambores’ reúne 450 agentes de viagem e destaca Salvador como destino turístico o ano inteiro

Salvador viveu, nesta quarta-feira (13), um dos maiores eventos de promoção turística já realizados na capital baiana. A ação...