Um momento de tensão surpreendeu participantes de uma audiência de instrução no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), na manhã desta terça-feira (5), em Salvador. Durante a sessão, um advogado se engasgou e foi salvo por um juiz que aplicou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada em casos de obstrução das vias aéreas.
A situação ocorreu por volta das 10h30 e foi registrada em vídeo, já que a audiência estava sendo gravada. Nas imagens, é possível ver o advogado sentado próximo à porta da sala, tentando falar, mas sem conseguir devido ao engasgo. Uma pessoa chega a oferecer um copo de água, mas o problema persiste.
Ao perceber o que estava acontecendo, o juiz Danilo Gonçalves Gaspar se aproxima e pergunta: “Ainda está engasgado? Precisa dizer”. Em seguida, ele se posiciona atrás do advogado e realiza duas compressões abdominais rápidas — a manobra de Heimlich. Após a ação, o advogado diz estar se sentindo melhor e agradece ao magistrado. Os dois se cumprimentam.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido.