Em junho o volume de serviços na Bahia, na comparação com maio, registrou estabilidade relativa, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Nessa análise, cabe destacar que a Bahia marcou estabilidade relativa (-0,2%), e manteve a tendência do mês anterior (-0,3%). O estado não acompanhou o mesmo comportamento da média nacional, que também apontou estabilidade relativa, mas com variação positiva (0,3%). Esse resultado é confirmado pela queda da confiança do consumidor e pela redução da movimentação de pessoas em relação ao consumo dos serviços que compõe o setor, devido ao aumento dos preços.
Na comparação com junho de 2024, o setor apresentou retração de 2,8%. Esse resultado foi inferior à média nacional, que expandiu 2,8%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para a atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-6,1%), que contabilizou a variação negativa mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (-5,7%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%). Por outro lado, as contribuições positivas vieram de Outros serviços (11,0%), que contabilizou a variação positiva mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (1,3%).