A campanha do Agosto Lilás 2025 iniciou, nesta segunda-feira (18), uma série de atividades no Shopping Center Lapa. Promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a programação, que segue até o dia 22, tem como foco o enfrentamento à violência contra a mulher e na valorização de direitos, com ênfase em equidade de gênero.
As ações, abertas ao público, são realizadas no Espaço Lapa Cultural (piso L3) e incluem palestras, rodas de conversa, oficinas de bem-estar, serviços de saúde e a Expo Mulher – feira que reúne empreendedoras da capital. O público ainda conta no local com atendimentos de acolhimento e orientação jurídica e social, oferecidos por instituições especializadas no apoio às mulheres em situação de violência.
A abertura das atividades foi conduzida pela coordenadora dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) do município, Adriana Castro. Segundo ela, o Agosto Lilás é um momento para intensificar políticas públicas e de conscientização, sobretudo para espaços de grande circulação de pessoas.
“Muitas mulheres vivem situações de violência e ainda não se reconhecem como vítimas. Ao trazer atividades como essas para locais como o shopping, conseguimos orientar, tratar sobre a Lei Maria da Penha e encaminhar para serviços. Vamos explicar exatamente como funciona a rede, pois, o combate à violência ocorre os 365 dias do ano”, afirmou.
Também presente no local, a coordenadora da Expo Mulher, Cristiane Xavier, destacou a importância de se fortalecer o protagonismo feminino.
“Essa iniciativa garante um espaço de serviços para a população, principalmente para as mulheres, com palestras sobre enfrentamento à violência, feminicídio, além de serviços de saúde, como aferição de pressão, massoterapia, auriculoterapia, imunização contra influenza e práticas integrativas”, explicou. Seis expositoras do Expo Mulher participam da edição deste ano, comercializando artesanato.
Além do caráter educativo, o evento também abre espaço para o fortalecimento cultural e social. A artesã Rebeca da Costa, 37, que expõe cerâmicas e indumentárias ligadas às religiões de matriz africana, vê na feira uma oportunidade de ampliar a geração de renda. “Esse espaço é fundamental para mostrar nosso trabalho e difundir nossa cultura. É também uma forma de fortalecermos umas às outras”, disse.
Para a dona de casa Vitória Santos, 24, mãe de um recém-nascido, a iniciativa cumpre um papel essencial de orientação: “Acho ótimo, porque dá conselho e orienta as mulheres. Já sofri violência e saí por conta própria. Aqui, vejo que outras terão mais apoio”, afirmou.
A campanha do Agosto Lilás no Center Lapa tem parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e do programa Forte por Ser Mulher.