Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

HGRS recebe apoio do Bahia em campanha de doação de sangue

A união faz a força dentro e fora dos campos. O Esporte Clube Bahia e o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) dão provas disso com a parceria na campanha de doação de sangue ‘Amigos do Roberto Santos’. Na tarde desta quarta-feira (18), o ex-jogador Beijoca, ídolo das décadas de 70 e 80, dirigentes do clube e o mascote Super-Homem estiveram na unidade para oficializar a participação do time.
O HGRS realiza a campanha pelo segundo ano consecutivo, buscando aumentar o estoque da unidade hospitalar – atualmente abaixo do mínimo necessário, que são 50 bolsas por dia. Além de assegurar o volume adequado para os setores de urgência e emergência, a iniciativa pretende contribuir para a redução da quantidade de remarcações de cirurgias eletivas e melhorar o tratamento de doenças hematológicas e renais.
Já nos primeiros dias, a campanha tem mostrado êxito. A médica da Agência Transfusional do HGRS, Roseane Damasceno, alerta que “homens podem doar quatro vezes e mulheres três, ao ano, e todo o processo dura apenas 30 minutos”. O interessado precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos e estar acima dos 50 quilos.
A médica lembra ainda que são requisitos “estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas”. A campanha teve início na terça-feira (17), quando um Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), estacionou no hospital.
Com o lema ‘Ninguém nos Vence em Doação’, a parceria do clube com o Roberto Santos, explica o diretor administrativo do HGRS, Josemar Cunha, “é muito importante para que consigamos alcançar um número maior de pessoas”. Beijoca emenda o coro e faz uma convocação à torcida que, segundo ele, “dá o sangue nos estádios e deve fazer o mesmo nos postos de coleta”.
Mobilização 
O Bahia possui quase quatro milhões de torcedores somente no estado. No próximo domingo (22), na Arena Fonte Nova, adesivos com o lema da participação do time na campanha serão distribuídos para a torcida presente no clássico contra o Esporte Clube Vitória, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os atletas, que entrarão em campo levando uma faixa com o mesmo slogan, também farão postagens de apoio à ação nas redes sociais.
A estudante de Medicina Ingrid Gomes esteve no Hemóvel nesta quarta (18) e realizou a doação. “A vivência nos hospitais me levou a ter consciência que a população precisa abastecer os bancos de sangue e que essa simples ação salva muitas vidas”, garante. A unidade móvel permanece no hospital até sexta (20). Após essa data, quem quiser doar sangue para a unidade deve se dirigir à sede da Fundação Hemoba, em Brotas, e se identificar como ‘Amigo do Roberto Santos’.
 
]]>

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...