Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

FMI eleva projeção de crescimento global e para o Brasil em 2018 e 2019

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção de crescimento do Brasil para 2018 e 2019. O Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 1,9% este ano, 0,4 ponto percentual acima que foi estimado em outubro. Para 2019, a previsão foi revisada para 2,1%, um aumento de 0,1 ponto percentual.

Divulgado hoje (22), o relatório World Economic Outlook destaca que a atividade econômica global registrou crescimento previsto de 3,7% em 2017, 0,1 ponto percentual acima do projetado em outubro, quando a última versão do documento foi divulgada. O FMI também prevê crescimento global de 3,9% para 2018 e 2019, o que representa aumento de 0,2 ponto percentual sobre a projeção do relatório anterior.

Segundo o relatório, a melhora reflete, entre outros fatores “o esperado impacto das mudanças recentemente aprovadas na política de impostos dos Estados Unidos”. No entanto, o documento diz que “devido à natureza temporária de algumas das medidas, o pacote de políticas de impostos deve [contribuir para] reduzir o crescimento por alguns anos de 2022 em diante”.

América Latina

O relatório destaca que a recuperação econômica da América Latina deve se fortalecer, com crescimento de 1,9% em 2018 (como já era previsto em outubro) e 2,6% em 2019 (0,2 ponto percentual acima da previsão de outubro).

“Esta mudança reflete principalmente uma perspectiva melhorada para o México, que beneficia-se de uma demanda mais forte de Estados Unidos, uma recuperação mais firme do Brasil e os efeitos favoráveis de preços mais fortes das commodities e condições mais fáceis de financiamento em alguns países exportadores desses produtos”, afirma o documento. O relatório diz também que essas projeções “mais do que compensam novas revisões descendentes para a Venezuela”.

No entanto, o documento destaca que fatores não-econômicos colocam a recuperação da economia em risco, inclusive no Brasil. “A incerteza política dá espaço a riscos para a implementação de reformas ou à possibilidade de reorientação das agendas, incluindo no contexto das eleições que devem ocorrer em diversos países, como Brasil, Colômbia, Itália e México”.

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa troca de tiros. A ocorrência...

VERA CRUZ: Homem assassinado dentro de bar em Vera Cruz

Um homem foi morto a tiros dentro de um bar no centro de Mar Grande, em Vera Cruz. O caso aconteceu na tarde deste...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Tiroteio e policial baleado em Simões Filho

Uma ação em Simões Filho, na noite deste sábado (27/04), deixou um policial da 22a CIPM baleado após intensa...

VERA CRUZ: Homem assassinado dentro de bar em Vera Cruz

Um homem foi morto a tiros dentro de um bar no centro de Mar Grande, em Vera Cruz. O...

FOGO! Ônibus incendiado em São Cristóvão após mortes em operação da Rondesp

Um ônibus foi incendiado na tarde de hoje no bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ocorrência foi perto...

Município de Santo Estêvão ganha modernização de duas escolas estaduais neste sábado (27)

A educação na cidade de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana, ganhou o reforço de duas unidades...